O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta segunda-feira (25) a Lei nº 18.184, que proíbe o acorrentamento de cães e gatos por correntes ou cordas e dispõe sobre condições de alojamento e bem-estar dos pets. O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Rafael Saraiva (União).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A lei passa a considerar o acorrentamento como restrição da liberdade do animal e entende como alojamento inadequado qualquer espaço que ofereça risco à vida ou à saúde do pet, ou que não atenda às dimensões adequadas ao seu tamanho e porte. Tutores que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, conforme a Lei federal nº 9.605/1998.
Ainda conforme a nova Lei Estadual, acorrentar o animal só será permitido temporariamente, na falta de outro meio de contenção. Nesses casos, o pet deve ser preso com corrente do tipo “vaivém” ou similar, desde que o bem-estar do cão ou gato seja preservado com as seguintes condições:
Ser acorrentamento temporário;
Permitir o deslocamento adequado;
Utilizar coleira compatível com o tamanho e porte do animal sendo proibido o uso de enforcadores;
Oferecer abrigo do tempo e do clima;
Oferecer água limpa e alimentação adequada;
Garantir a higiene do espaço e do pet;
Impedir o contato com outros animais agressivos ou portadores de doenças.
Governo brasileiro repudia ofensas de ministro israelense a Lula
Israel Katz chamou presidente de "antissemita" e "apoiador do Hamas"
Joseenses brilham em campeonato nacional de Jiu-Jitsu
Atletas garantiram o ouro no ADCC Brasil 2025
Jacareí prorroga consulta de Lei de Uso e Ocupação do Solo
Interessados podem contribuir até 30 de agosto
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.