Estado de São Paulo

Poupatempo completa 28 anos agilizando a vida dos paulistas

Programa tem 246 unidades fixas e 900 totens espalhados pelo estado

Escrito por Meon

27 OUT 2025 - 15H00

Divulgação/Governo de SP

O Poupatempo completa 28 anos em 2025 reafirmando seu compromisso com a transformação digital e o atendimento de qualidade ao cidadão paulista. Criado em 1997, o programa tornou-se referência nacional em eficiência e acolhimento, conectando tecnologia e inclusão social em todas as regiões do Estado de São Paulo.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Atualmente, o Poupatempo conta com 246 postos fixos e 900 totens de autoatendimento, distribuídos por mais de 640 municípios, oferecendo 4,2 mil serviços presenciais e digitais em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social.

De janeiro a setembro deste ano, o programa registrou 54,8 milhões de interações digitais e 13 milhões de atendimentos presenciais, consolidando-se como um dos maiores sistemas públicos de atendimento do país.

Transformação digital e inclusão

A integração do programa ao portal e aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR ampliou o acesso aos serviços públicos, permitindo que os cidadãos resolvam pendências de forma rápida, segura e gratuita, sem sair de casa.

“O Poupatempo é símbolo da transformação digital do Governo de São Paulo. Em quase três décadas, o programa se modernizou sem perder sua essência: atender bem, simplificar processos e garantir dignidade no acesso aos serviços públicos”, afirmou Gileno Barreto, presidente da Prodesp, empresa de tecnologia do governo responsável pela gestão do programa, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Reconhecimento nacional

A excelência no atendimento rendeu ao Poupatempo o selo RA1000 do Reclame AQUI, distinção concedida a instituições com alto índice de satisfação e confiança dos usuários. Além disso, o programa está entre os três finalistas do Prêmio iBest 2025, na categoria Governo Estadual, reforçando o reconhecimento do público pela eficiência e inovação.

Sé: onde tudo começou

A primeira unidade do Poupatempo, inaugurada na Sé, em São Paulo, em 1997, simboliza o início de uma história de sucesso. Desde então, o posto já realizou mais de 62 milhões de atendimentos, tornando-se um marco da transformação no serviço público paulista.

Entre janeiro e setembro de 2025, a unidade prestou 267 mil serviços à população. O atendimento é feito mediante agendamento prévio e gratuito, disponível pelo portal oficial (www.poupatempo.sp.gov.br

), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR ou totens de autoatendimento espalhados pelo estado.

Com 28 anos de trajetória, o Poupatempo segue como símbolo de eficiência, inovação e cidadania, aproximando o governo da população e consolidando São Paulo como referência nacional em governo digital.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.