As fortes chuvas que atingiram a região de Salto (SP) e a Grande São Paulo no fim de semana elevaram significativamente o volume do Rio Tietê, colocando a cidade em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil, o nível do rio está cinco vezes acima do considerado normal, alcançando a marca de mil metros cúbicos por segundo na manhã desta segunda-feira (3). Diante do risco de alagamentos, o complexo turístico da cidade foi interditado.
+ Leia mais notícias do Estado de SP
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Em condições normais, a vazão do Rio Tietê na região varia entre 200 e 300 metros cúbicos por segundo. Com a elevação súbita, pontos turísticos e áreas urbanas foram afetados.
Pontos turísticos alagados e risco para moradores
Imagens registradas no sábado (1º) mostram a água quase encobrindo a ponte do Estádio Luiz Milanês, na Rua 24 de Outubro. Além disso, o Memorial do Rio Tietê precisou ser evacuado e interditado por questões de segurança. O Parque de Lavras também foi tomado pela água e por lixo trazido da capital paulista.
A situação se agravou com o transbordamento do Ribeirão Buru, afluente do Tietê, que alagou a Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, forçando a paralisação das operações.
Bairros podem ficar sem abastecimento de água
Devido à inundação, o Serviço de Água e Esgoto (Saae) precisou fechar os reservatórios dos bairros Vila Martins, Nova Era, Buru, América, João Jabour (Cristo) e Bandeirantes. No total, 30 bairros podem enfrentar interrupções no abastecimento até que o nível do rio volte ao normal.
A autarquia orienta a população a economizar água, utilizando os reservatórios residenciais de forma consciente até que a situação se estabilize. A Defesa Civil segue monitorando o cenário e novas medidas podem ser adotadas caso o nível do rio continue subindo.
São José Basketball vence o Botafogo pelo NBB
Joseenses voltam a vencer na competição
São José prevê 50 mil visitantes nos cemitérios no Dia de Finados
Veja horários, estrutura montada e orientações para a visita
Jovem é morto e mulher fica ferida após ataques a tiros em Lorena
Ocorrência foi registrada na madrugada deste sábado (1). Vítima morreu no local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.