Estado de São Paulo

Roubos de celulares caem 13% no estado de SP

Trabalho integrado evitou quase 7 mil assaltos em nove meses

Escrito por Rubens Baracho

03 NOV 2025 - 15H00

Divulgação/Governo de SP

As ações das polícias Civil e Militar para combater os roubos de celulares na cidade de São Paulo resultaram em uma redução de 13% no crime entre janeiro e setembro deste ano. Nesse período, foram registrados 46,3 mil casos, contra 53,1 mil no mesmo período do ano anterior.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública, a diminuição significa que cerca de 6,8 mil pessoas deixaram de ter seus celulares levados por criminosos. Apenas no mês de setembro, o número de roubos caiu de 5,2 mil para 4,7 mil. No estado de São Paulo, a queda foi ainda maior, chegando a 15%, com 75,8 mil ocorrências em nove meses, contra 89,3 mil no ano anterior.

Ações de combate

A redução nos casos é resultado de um conjunto de medidas que envolvem aumento do policiamento, uso de tecnologia e combate à receptação dos aparelhos. O patrulhamento preventivo e ostensivo nas regiões com maior incidência de roubos de celulares foi reforçado com viaturas, equipes de bicicleta e policiamento a pé.

A Polícia Civil também realiza operações integradas para identificar receptadores e desarticular redes criminosas que alimentam o mercado ilegal de celulares.

Recuperação de aparelhos

O programa SP Mobile permite que milhares de vítimas recuperem celulares receptados. Os aparelhos são identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. Na última etapa do projeto, mais de 1,5 mil alertas foram emitidos, e as pessoas notificadas compareceram às delegacias para comprovar a legalidade dos dispositivos ou devolvê-los voluntariamente.

A Secretaria de Segurança também tem investido em tecnologia para combater o crime. Em junho, a Polícia Militar de São Paulo firmou parceria com o Google, permitindo o bloqueio e a localização em tempo real dos celulares roubados.

Desde o início da gestão, mais de 1,1 mil criminosos envolvidos em roubos ou furtos de celulares foram presos, e cerca de 76 mil aparelhos foram recuperados por meio da operação Mobile.

Números em São José dos Campos

São José dos Campos continua apresentando resultados positivos na área de segurança pública, com quedas expressivas em diversos indicadores criminais. Os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) reforçam a eficiência do programa São José Unida, implantado pela Prefeitura em 2017 para integrar as forças de segurança que atuam no município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.