A Defesa Civil do Estado registrou uma redução significativa nos focos de incêndio na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 1º e 15, foram contabilizadas 148 ocorrências em 2025, ante 548 no mesmo período de 2024, o que representa uma queda de aproximadamente 75%.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O resultado reflete não apenas as condições meteorológicas do período, mas também o trabalho conjunto realizado entre o Estado e os municípios. O Governo de São Paulo reforça o combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Agricultura, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.
Apesar da redução, a Defesa Civil reforça que o tempo seco e as altas temperaturas típicas do inverno paulista ainda oferecem riscos. Por isso, a população deve manter os cuidados, evitando queimadas, descartando corretamente o lixo e acionando imediatamente os canais de emergência em caso de fumaça ou fogo.
“Esse resultado mostra que a prevenção dá certo e que o empenho dos agentes municipais, junto com o apoio do Estado, está fazendo a diferença. Seguiremos atentos e preparados para garantir a segurança da população”, destacou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.
Trump fala em “partilha de territórios” na Ucrânia
Rússia sinaliza encontro com Zelensky
Governo prepara dois projetos para regular big techs
Textos tratam de controle de conteúdo e de regras econômicas
Ex-tesoureiro do PT é preso por abuso sexual
Valdebran Padilha foi condenado a 15 anos por abusar de menores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.