A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica neste domingo (2) a prova da primeira fase do Vestibular 2026, que reúne 65.208 inscritos em todo o país.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Os candidatos disputam 5.867 vagas distribuídas em 136 cursos, com 186 opções de ingresso em 34 unidades localizadas em 24 cidades do estado de São Paulo. A consulta ao local de prova está disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) responsável pela organização do exame.
A Unesp também aplicará, pelo quarto ano consecutivo, a videoprova em Libras (Língua Brasileira de Sinais), reforçando a política de inclusão e acessibilidade no processo seletivo.
A prova será aplicada em 31 cidades paulistas e também em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame contará com 90 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Segundo o professor Antonio Nivaldo Hespanhol, diretor-presidente da Vunesp, haverá ampliação do número de questões interdisciplinares, modelo adotado pela Unesp desde o Vestibular 2020. “Está prevista a ampliação do número de questões interdisciplinares para a prova deste domingo”, afirmou.
Horário e regras
Os portões serão fechados às 13h40, e os candidatos devem chegar a partir das 13h, munidos de documento original com foto (RG, CNH, passaporte, carteira profissional, entre outros).
É obrigatório o uso de caneta esferográfica preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, com permitido o consumo de água e alimentos durante a prova.
O uso de dispositivos eletrônicos como celulares, relógios, calculadoras e fones de ouvido é proibido, assim como o uso de bonés, gorros, chapéus e óculos escuros.
Calendário do Vestibular Unesp 2026
Resultado da 1ª fase: 28 de novembro
2ª fase: 7 e 8 de dezembro
Resultado final: 30 de janeiro de 2026
O Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso da Unesp a estudantes de escolas públicas. Dentro dessa cota, 35% são reservadas a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. O modelo, implantado desde o Vestibular 2017, tem garantido maioria de ingressantes vindos da rede pública. Neste ano, também estão incluídas 934 vagas do Provão Paulista, destinadas exclusivamente a alunos do ensino público.
História
Criada em 1976, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição pública e gratuita, presente em 24 cidades paulistas com 34 unidades universitárias. Com cerca de 50 mil estudantes entre graduação e pós-graduação, a Unesp é reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, destacando-se pela integração entre ensino, pesquisa e extensão.
A instituição mantém ainda cursos pré-vestibulares gratuitos, programas de extensão, 33 bibliotecas, 1.900 laboratórios, cinco fazendas de pesquisa e três hospitais veterinários.
São José prevê 50 mil visitantes nos cemitérios do Dia de Finados
Veja horários, estrutura montada e orientações para a visita
Jovem é morto e mulher fica ferida após ataques a tiros em Lorena
Ocorrência foi registrada na madrugada deste sábado (1). Vítima morreu no local.
SJC: Prefeitura interdita vias para corrida no domingo (2)
Veja locais e horários
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.