Estudantes doam cabelo para pacientes com câncer em São José

Um grupo de alunas, mães e professoras de São José dos Campos resolveu radicalizar o visual para ajudar mulheres que enfrentam o câncer. Na tarde desta segunda-feira (8), cerca de 30 meninas doaram cabelos para a confecção de perucas, em uma ação voluntária dentro do colégio técnico onde estudam.

Escrito por: Elaine Rodrigues3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Um grupo de alunas, mães e professoras de São José dos Campos resolveu radicalizar o visual para ajudar mulheres que enfrentam o câncer. Na tarde desta segunda-feira (8), cerca de 30 meninas doaram cabelos para a confecção de perucas, em uma ação voluntária dentro do colégio técnico onde estudam.

“A ideia surgiu das próprias alunas. Elas descobriram que poderiam doar os cabelos que já iam cortar e me perguntaram o que eu achava de fazermos uma campanha para mais garotas doarem seus cabelos. Eu amei a iniciativa”, conta a diretora do Colégio Técnico Opção, Janaina Dias.

As alunas fizeram uma página no Facebook enquanto a direção do colégio convidou uma ONG para receber os cabelos. “Também conseguimos uma associação que irá tecer as perucas. Pesquisamos quem estava precisando dos cabelos e fechamos o evento. As redes sociais ajudaram na divulgação e hoje temos aqui, além das nossas estudantes, ex alunas, mães e amigas do colégio”, explica Janaína.

A estudante Gabrielle Mello Modenese, 17 anos, foi uma das doadoras. Cortou bem curto o cabelo loiro e, ao lado das colegas, exibia as mechas que seriam doadas. “Estou muito feliz, me sentindo bem. Como é bom saber que, com uma coisa tão simples, vou poder fazer também outra pessoa feliz”, conta a adolescente.

A mãe de aluna e professora, Reinalda Alfenas Cerre, 46 anos, também doou seus cabelos. “Minha mãe teve câncer e enfrentou com uma força maravilhosa e isso nos ensinou muito sobre a doença. Quando minha filha perguntou se queria participar, senti vontade e também uma obrigação pessoal de vir e fazer esse bem, que já me trouxe uma alegria imensa”, completa.

Gesto
Uma das fundadoras da ONG Gesto (Grupo de Estímulo e Solidariedade ao Tratamento Oncológico), que vai receber os cabelos, acompanhou de perto o evento. Três cabeleireiras voluntárias cortavam as mechas, faziam um corte novo e ainda escovavam as madeixas das doadoras.

“Estou emocionada com a atitude dessas meninas. Fundei com outras amigas esta ONG após enfrentar um câncer de mama há 20 anos. Temos muitas mulheres que sofrem com a perda do cabelo e depois da mama. É um impacto muito grande. Essa doação é muito valiosa para quem vai receber”, destaca Mauna Maria Pereira, fundadora da instituição, que acaba de montar o banco de cabelos, de onde vão ser produzidas as perucas para doação.

A Gesto atende atualmente cerca de 50 pacientes em tratamento de câncer e oferece serviços como fitoterapia e massagens, acompanhamento psicológico e nutricional, assessoria social e jurídica, oficinas de costura, bordado e pintura, entre outras atividades.

Outras informações sobre a ONG e como ajudar podem ser obtidas no site da Gesto.

Pindamonhangaba
A Faculdade Anhanguera de Pindamonhangaba também irá realizar um evento para arrecadar cabelos para pacientes com câncer. A ação social Força na Peruca, acontece nos dias 15 e 16 de setembro, das 19h às 21h, na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3344 , Campo Alegre.

As doações serão destinadas à Casa Recomeço – instituição que apóia pacientes com câncer, com acompanhamento psicológico, atividades culturais e ocupacionais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3644-3300.

Publicado em: