Ferrari domina e Raikkonen lidera 2º treino livre do GP da Bélgica
A Ferrari dominou o primeiro dia de treinos do GP da Bélgica, no retorno da Fórmula 1 após o recesso de verão na Europa. Após o alemão Sebastian Vettel ser o mais rápido na primeira sessão desta sexta-feira, o finlandês Kimi Raikkonen dominou o segundo treino, cravando o melhor tempo do dia no Circuito de Spa-Francorchamps. Raikkonen registrou…

A Ferrari dominou o primeiro dia de treinos do GP da Bélgica, no retorno da Fórmula 1 após o recesso de verão na Europa. Após o alemão Sebastian Vettel ser o mais rápido na primeira sessão desta sexta-feira, o finlandês Kimi Raikkonen dominou o segundo treino, cravando o melhor tempo do dia no Circuito de Spa-Francorchamps.
Raikkonen registrou 1min43s355, superando o 1min44s358 anotado por Vettel na primeira atividade do dia. O piloto da Finlândia é o que tem mais vitória – quatro – no traçado belga, entre os integrantes do atual grid da categoria.
Nesta segunda sessão, os pilotos mais velozes registraram seus tempos com pneus supermacios, os mais macios e rápidos à disposição dos pilotos e equipes nesta etapa. Pela manhã, Vettel havia liderado a tabela com os compostos macios. Após assumir a ponta, o alemão foi apenas o quinto mais veloz da segunda sessão, com o tempo de 1min44s129, melhorando sua performance com discrição.
Na briga pela liderança do campeonato, Vettel ficou atrás dos dois carros da Mercedes e do holandês Max Verstappen. Líder do Mundial de Pilotos e atual campeão, o inglês Lewis Hamilton anotou o segundo melhor tempo da sessão e também do dia, com 1min43s523, baixando em mais de um segundo a marca registrada no treino de abertura da etapa. Na primeira sessão, o inglês guiara sua Mercedes com pneus médios.
O finlandês Valtteri Bottas foi o terceiro colocado, com 1min43s803. Tanto Mercedes quanto a Ferrari estrearam novos motores nesta sexta. Mas a mudança no motor terá um custo alto para Bottas. Ao trocar todos os componentes da unidade de potência antes do previsto, ele foi punido e terá que largar da última colocação. O mesmo vai acontecer com o alemão Nico Hülkenberg, da Renault.
Verstappen foi o quarto mais veloz do dia, com 1min44s046, baixando em meio segundo o tempo registrado na sessão anterior. O australiano Daniel Ricciardo, também da Red Bull, voltou a ser o sexto mais rápido, desta vez com o tempo de 1min44s250. Sem os problemas que reduziram sua participação no treino de abertura, o piloto completou 31 voltas. No domingo, Ricciardo disputará sua primeira prova desde que anunciou sua saída da equipe para defender a Renault em 2019.
Em sétimo lugar ficou o mexicano Sergio Pérez, da rebatizada Force India, com 1min44s662. O time trocou de mãos nas últimas semanas, após passar por momentos críticos e até ficar sob administração judicial. Com novos proprietários, a equipe até mudou de nome, para Racing Point Force India, e perdeu os pontos no Mundial de Construtores – a dupla de pilotos manteve a pontuação no Mundial de Pilotos.
O espanhol Carlos Sainz, que vai trocar a Renault pela McLaren na próxima temporada para substituir o compatriota Fernando Alonso, terminou em oitavo posto, com 1min45s481. A dupla da Sauber fechou o Top 10, com o sueco Marcus Ericsson, em nono, com 1min45s537, e o monegasco Charles Leclerc em décimo, com 1min45s622.
Os pilotos voltam à pista belga na manhã deste sábado, às 7 horas, para a realização do terceiro treino livre. O treino classificatório terá início às 10hs. E, no domingo, a largada está marcada para as 10h10.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
