Ford Fusion Hybrid combina motores 2.0 a gasolina e elétrico
Divulgação
A engenharia automobilística caminha, já há cerca de 10 anos, em rota paralela à do meio ambiente. E o Ford Fusion Hybrid é um dos exemplos mais eficientes nesse sentido. Além de ter moderna tecnologia híbrida, que combina motor 2.0 a gasolina de 145 cv a outro elétrico de 120 cv, o sedã traz uma série de aparatos tecnológicos voltados exclusivamente para diminuir o consumo, o que contribuiu com a vitória sobre o 1.0 flexível de até 80 cv com etanol do Clio e o 1.0 turbo a gasolina de 84 cv do Fortwo.
O motor do Fusion é parametrizado para mover o carro a até 100 km/h em condições normais. Já o propulsor a gasolina fica esperando duas medições: a de pressão no pedal, que pode indicar se o motorista precisa acelerar mais e depressa, e a da carga da bateria, que pode estar baixa. Apenas após isso ele entra em ação.
A central eletrônica, por sua vez, é tão precisa que até a inclinação da pista é analisada na aceleração. Há ainda o ar-condicionado ligado às baterias, e não ao motor - para não usar gasolina -, o sistema de regeneração de energia vinda da frenagem, que alimenta as baterias, e o modo EV Mais, em que o GPS aprende o trajeto diário do carro e ajuda o propulsor a racionalizar o consumo.
"Eletrônica e engenharia trabalhando juntas são o pai e a mãe do sucesso do Fusion Hybrid", afirma o gerente regional de engenharia veicular da Ford, Robson Jardim.
Economia
Por mais que os resultados do modelo da Ford sejam excelentes, o diretor de comissões técnicas da AEA, Edson Orikassa, diz que a tecnologia imbatível em termos de eficiência é a híbrida plug-in a diesel, que não existe no País. "No Japão há carros a diesel fazendo 70 km/l."
No Brasil, desde 1976 não é permitido o diesel em carros de passeio. Porém, a comissão Aprove Diesel foi criada no fim do ano passado para promover a liberação, que será difícil, já que o governo argumenta que ele é importado e afeta negativamente a balança comercial.
Ficha Técnica
-Preço sugerido: R$ 127.990
-Motores: 2.0, gasolina, 4 cil.,16V elétrico
-Potência (cv): 145 a 6.000 rpm (combustão) 120 (elétrico)
-Torque (mkgf): 18 a 4.250 rpm (comb.)/24,4 (el.)
Boleto
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