Grêmio toma sufoco, mas derrota Iquique por 3 a 2 e lidera grupo na Libertadores
Parecia uma vitória tranquila, que tinha tudo para se transformar em uma goleada. Só pareceu mesmo. Nesta terça-feira, o Grêmio foi arrasador no primeiro tempo e abriu 3 a 0 contra o Deportes Iquique, para alegria de seu torcedor. Mas depois do intervalo o time brasileiro “parou” em campo, permitiu dois gols dos chilenos e passou sufoco até o…

Parecia uma vitória tranquila, que tinha tudo para se transformar em uma goleada. Só pareceu mesmo. Nesta terça-feira, o Grêmio foi arrasador no primeiro tempo e abriu 3 a 0 contra o Deportes Iquique, para alegria de seu torcedor. Mas depois do intervalo o time brasileiro “parou” em campo, permitiu dois gols dos chilenos e passou sufoco até o final para garantir o triunfo por 3 a 2, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, que lhe garantiu a liderança do Grupo 8 da Copa Libertadores, após duas rodadas.
Com seis pontos, o Grêmio assumiu isoladamente a chave, mas pode ter a companhia do Guaraní, do Paraguai, que tem três e nesta quarta-feira recebe o Zamora, da Venezuela, em Assunção. Na semana que vem, no dia 20 (quinta-feira), pela terceira rodada, o time brasileiro jogará na capital paraguaia. O Deportes Iquique, sem ponto algum até o momento, um dia antes atuará em solo venezuelano.
Em campo, o Grêmio foi espetacular logo nos primeiros minutos. Exercendo pressão no campo adversário, o time brasileiro não deixou os chilenos jogar. Com calma, marcou três gols, mas poderia ter feito muito mais. O destaque foi Luan, autor dos dois primeiros – aos 15 minutos, chutou de fora da área e contou com a ajuda do goleiro Brayan Cortéz; e, aos 23, recebeu livre na entrada da área e deu uma cavadinha na saída do arqueiro do Deportes Iquique.
Pouco depois, Pedro Rocha arrancou em velocidade, invadiu a área e foi derrubado pelo marcador. O pênalti, aos 28 minutos, foi muito bem batido pelo atacante equatoriano Bolaños no canto esquerdo baixo de Brayan Cortéz. Placar de 3 a 0 e promessa de mais na Arena Grêmio.
Só ficou na promessa mesmo. Depois do intervalo, o Grêmio simplesmente “apagou” em campo. Não teve mais força ofensiva, principalmente após a saída do veterano Léo Moura, que jogou no meio de campo, e viu o Deportes Iquique atacar com mais objetividade. O atual líder invicto do Campeonato Chileno soube explorar as falhas gremistas e marcou dois gols – aos 15 minutos com Rafael Caroca, após escanteio da direita, e aos 22 com Misael Dávila, em jogada pela esquerda e finalização na entrada da área.
Para sorte do Grêmio, o Deportes Iquique não teve mais forças e não assustou mais o gol defendido por Marcelo Grohe. No ataque, a entrada do paraguaio Lucas Barrios e de Fernandinho deu mais rapidez aos gremistas, que perderam algumas oportunidades, mas puderam comemorar a vitória em casa.
OUTROS JOGOS – Mais três partidas foram realizadas nesta terça-feira pela Libertadores. E todas aconteceram em grupos com times brasileiros na disputa. O Palmeiras, por exemplo, perdeu a liderança do Grupo 5 com a vitória de virada do Jorge Wilstermann sobre o Atlético Tucumán, da Argentina, por 2 a 1, em Cochabamba, na Bolívia, pela terceira rodada. Os boliviano foram a seis pontos, contra quatro dos palmeirenses.
Em Assunção, que venceu de virada foi o Godoy Cruz, da Argentina, contra o Libertad por 2 a 1. Assim, o time argentino foi a quatro pontos no Grupo 6, após dois jogos. Nesta quinta-feira, o Atlético Mineiro recebe o Sport Boys, da Bolívia, e pode empatar com o Godoy Cruz na liderança.
Por fim, em La Plata, na Argentina, o Barcelona, de Guayaquil (Equador), surpreendeu o Estudiantes ao vencer por 2 a 0, pela segunda rodada do Grupo 1. Com seis pontos, os equatorianos lideram a chave e podem ter a companhia do Botafogo, que tem três e pega o Atlético Nacional, na Colômbia, nesta quinta-feira. A partida desta terça marcou a reestreia do volante Juan Sebastián Verón, de 42 anos, no Estudiantes.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 x 2 DEPORTES IQUIQUE
GRÊMIO – Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Fernandinho), Léo Moura (Michel Santos), Bolaños (Lucas Barrios) e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.
DEPORTES IQUIQUE – Brayan Cortéz; Enzo Guerrero, Hernán Lopes, Mauricio Zenteno e Tomás Charles; Rafael Caroca, Misael Dávila, Luis Bustamante e Reynero (Riquero); Diego Torres (Bielkiewecz) e Álvaro Ramos. Técnico: Jaime Vera.
GOLS – Luan, aos 15 e aos 23, e Bolaños (pênalti), aos 28 minutos do primeiro tempo; Rafael Caroca, aos 15, e Misael Dávila, aos 22 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Ramiro, Marcelo Oliveira e Bolaños (Grêmio); Luis Bustamante, Tomás Charles, Rafael Caroca, Hernán Lopes e Mauricio Zenteno (Deportes Iquique).
ÁRBITRO – Esteban Ostojich (Fifa/Uruguai).
RENDA – R$ 1.105.541.
PÚBLICO – 28.235 pagantes (30.343 no total).
LOCAL – Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
