Guaratinguetá dribla a crise e faz carnaval multicultural

Para o ano de 2018 prefeitura busca parcerias para tornar carnaval autossustentável

Escrito por: André Fressant3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
2017227_marcussoliva_guaratingueta_prefeito

Prefeitura mantém programação de carnaval em Guará

Pedro Ivo Prates/Meon

A crise financeira que atinge diversas prefeituras do Vale do Paraíba comprometeu a programação do carnaval 2017. Várias festividades foram canceladas na região, no entanto, a tradicional festa de rua de Guaratinguetá, uma das maiores do Vale, foi mantida pelo prefeito Marcus Soliva (PSB).

Este ano, a cidade não terá desfiles de escolas de samba e mesmo com as novidades como apresentações das baterias das escolas de samba da cidade, blocos de embalo, atrações, equipamentos e infraestrutura terão investimentos de R$ 700 mil. Os foliões ainda terão acesso a mil lugares nas arquibancadas.

Com o slogan “Nosso DNA é o Samba”, a Prefeitura de Guaratinguetá espera receber nos cinco dias de folia 15 mil pessoas e desenvolver na cidade um carnaval multicultural. “Devido à crise, o Carnaval deste ano está sendo organizado de forma mais contida, procurando fazer mais com menos recursos financeiros”, explica o prefeito. “Nós otimizamos o Carnaval, dando espaço e oportunidades para artistas locais. Precisamos valorizar os artistas da cidade”, acrescenta.

A administração junto à OESG (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) firmou uma parceria com a Ambev para arrecadar fundos para o carnaval 2018. A cada latinha vendida durante a festa um real ficará à disposição das escolas de samba. “A previsão é vendermos 100 mil unidades e com isso, iremos compor um caixa, uma verba que irá garantir o Carnaval de avenida do ano que vem”, explica o prefeito.

Paralelamente a isso, a prefeitura busca outras meios para realizar o próximo evento. “Serão feitos durante este ano, diversos eventos mensais para arrecadar dinheiro e assim engrossar esse capital que as escolas precisam para montar o desfile. Também queremos buscar auxílio às leis de incentivos fiscais e transformar o carnaval autossustentável”, diz.

Programação:
Às 17h desta segunda (27), o Bloco da Carroça sai da Praça Homero Ottoni e chegana Praça da Estação. A festa da avenida do Carnaval contará com os grupos “Canto do Samba” e “Banda Maracassoul” e, logo após, apresentação de Ivo Meireles.

Na terça-feira (28), o Bloco da Carrocinha se apresenta a partir das 10h na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, seguido do Bloco Chega Mais, às 15h. A Banda Bateria e Dunga do Cavaco se apresentam na avenida Presidente Vargas a partir das 18h.

Às 21h, as seis baterias das Escolas de Samba da cidade se apresentam na avenida Presidente Vargas. E às 23h, acontece o show do intérprete Ito Melodia e bateria da Escola de Samba União da Ilha, encerrando as festividades.

Publicado em: