Jailson entra de vez na história do futebol de São José
O goleiro é o primeiro campeão brasileiro que nasceu e começou na cidade

O goleiro Jailson registra o seu nome na história do futebol profissional joseense ao ser campeão brasileiro pelo Palmeiras. Ele é o primeiro jogador nascido em São José e que começou a carreira profissional na cidade antes de conquistar o principal título nacional.

Jailson (o 11º) e Helder eram os goleiros do Atlético Joseense na temporada de 2001
Clube Atlético Joseense/Arquivo
O volante Márcio Bittencourt é joseense, começou nas categorias de base do São José Esporte Clube, mas nos anos 80 seguiu para o Corinthians ainda como juvenil. Profissionalizado e lançado em 1998, ganhou o brasileiro de 1990 como capitão do time. Depois, já no final da carreira chegou a jogar pela Águia do Vale. E mais recente, foi técnico em um campeonato Paulista da Série A-2.
O meia-atacante Ricardo Goulart, atualmente na China, é joseense e chegou a sem bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014. No entanto, saiu da cidade quando ainda estava com 15 anos e virou profissional ao surgir no Santo André, em 2006.
A trajetória de Jailson foi diferente. Em 2000, ainda como juvenil, ele era um dos quatro goleiros do Clube Atlético Joseense, que agora tem o nome São José dos Campos Futebol Clube. Helder Moreira, que surgiu com o apelido de Catatau, foi o titular na Copa São Paulo de Futebol Júnior e também no Campeonato Paulista da Série B-3, a sexta divisão da época,
Outro goleiro do elenco era Ricardo, nascido em São Paulo e de posterior passagem pelo São José Esporte Clube, em 2002. Mais adiante, no Fluminense, ganhou projeção como Ricardo Berna e fechou a temporada defendendo o Fortaleza. O garoto Chico, que mais tarde também teve momentos de titularidade no time joseense, completava o grupo.
“Foi uma época inesquecível. Em 2001, éramos quatro grandes goleiros disputando a mesma posição, mas sempre com respeito e amizade”, disse Helder, que no momento atua pelo Sinésio Martins, um dos times mais tradicionais do futebol amador joseense.
A carreira
Em 2001, o Atlético Joseense contava com vários jogadores lançados pelo São José Esporte Clube e posteriormente substituídos por profissionais de fora, mais experientes. Por isso, montava times competitivos e facilitava a revelação dos mais talentosos.
Jailson teve a chance de virar titular do Atlético Joseense e aproveitou, Depois de um excelente temporada em 2002, saiu emprestado ao Campinense, de Campina Grande, Paraíba. Voltando, em 2006, acabou levado pelo Ituano, no qual passou a ser mais conhecido.
Em 2007, voltando à região, Jailson fez história no Guaratinguetá, com acessos e bons campeonatos. Em 2013, foi para o Oeste de Itápolis e no mesmo ano seguiu para o Ceará. No final de 2014, voltou ao futebol paulista, contratado pelo Palmeiras.
Posts Relacionados

São José vence nos pênaltis e avança na Copa do Brasil Feminina

Jacareí vence o Prêmio Bicicleta Brasil 2025 em Brasília

