Por José Antonio Leme Em Noticias

Lei do rastreador é adiada para 2016

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Rastreadores estão obsoletos -tecnologia era por GPS e hoje funciona por 4G

Divulgação

O governo federal anunciou novo adiamento para o início da obrigatoriedade de rastreadores em todo carro fabricado no Brasil. Na verdade, agora nem é mais certo se o recurso vai ser obrigatório - o que aconteceria a partir de 2016. Está ocorrendo uma nova discussão sobre o tema.

Um dos problemas é que a lei deve manter os requisitos técnicos de 2007, que já estão obsoletos. O sistema homologado é baseado na tecnologia GPS, enquanto os rastreadores de hoje usam recursos como o de celulares com rede 4G.

Preços 
Dos modelos disponíveis atualmente, há aparelhos que trazem as funções de rastreador e bloqueador e outros que oferecem somente uma das duas. O primeiro envia sinais para que a empresa consiga rastrear o carro. Já o bloqueador trava o veículo no momento em que for acionado.

Empresas como a Ituran (www.ituran.com.br) oferecem o serviço de rastreador com mensalidades que vão de R$ 43,90 até R$ 79,90, em versões que incluem ou não seguro contra furto e roubo, além de guincho. Na Car System (www.carsystem.com.br), o valor dos planos mensais varia entre R$ 39 e R$ 129 - há guincho, mas contratado à parte.

A CarSystem não cobra pelo rastreador ou a instalação do produto; a garantia dura enquanto o contrato estiver vigente. No caso da Ituran, o aparelho custa R$ 249.

Garantia 
Não há atualmente dispositivos no mercado que sejam homologados pelas montadoras. No caso de instalação em um zero-km, a marca pode não manter a garantia do veículo.

A Ituran utiliza um rastreador que não exige modificações nas instalações elétricas do veículo, mantendo assim a garantia de fábrica. A Car System, por sua vez, informa que a instalação é feita em locais do carro que não colocam a garantia em risco.

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