Sesc recebe exposição com obras do gravurista Gilvan Samico
Artista pernambucano pinta personagens bíblicos e folclóricos


Exposição vai desta terça-feira (23) até dia 3 de julho
Divulgação
O Sesc São José dos Campos recebe, a partir desta quarta-feira (23) até o dia 3 de julho, a exposição de obras de um dos maiores gravuristas brasileiros, o pernambucano Gilvan Samico. A mostra “Linhas, trançados e cores no reino de Gilvan Samico” apresenta um vasto recorte de obras do artista autodidata.
A produção de Samico é marcada pelo romanceiro popular do nordeste, utilizando para suas obras elementos da xilogravura e literatura de cortel. As obras são povoadas por personagens tanto da Bíblia quanto das lendas e narrativas regionais.
“Ao escavar delicada e precisamente a madeira – material que elegeu como sua principal espécie de “caderno de criar”- Samico ergue um universo de seres míticos, de narrativas profundas que dialogam com imaginários transtemporais: do mais arcaico e fundacional, ao sujeito da esquina, podemos nos encantar com as narrativas que brotam das xilogravuras deste artista”, afirma a curadora da exposição, Renata Pimentel.
Ao todo são 40 obras do artistas, que podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 13h às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados a exposição fica aberta das 10h às 18h30.
Bate-papo
Quem quiser conhecer mais sobre a vida e a obra de Gilvan Samico, pode participar do encontro promovido no Sesc nesta terça-feira, às 19h30. Ministrado pela curadora da exposição, o evento abrange as narrativas que povoam a seleção de obras disponíveis na mostra.
O bate-papo é gratuito e acontece no auditório. Apesar da gratuidade, é necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência.
“Linhas, trançados e cores no reino de Gilvan Samico”
Data: de 23 de março a 03 de julho
Horários: de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Valor: gratuito
Local: Sesc São José dos Campos (Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas)
Posts Relacionados

Bienal Literária de Taubaté recebe inscrições de escritores e editoras até 24 de outubro


Fundação Cultural de São José disponibiliza guia online com programação de setembro
