Com orçamento de 6 bi de euros, Paris deve lançar candidatura olímpica em abril
A prefeitura de Paris vai anunciar em abril se lançará oficialmente a candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Trata-se da primeira vez que a capital francesa postulará ao evento desde o fracasso da campanha pela Olimpíada de 2012, que acabou vencida por Londres em uma votação que envolveu denúncias de fraudes na eleição…

A prefeitura de Paris vai anunciar em abril se lançará oficialmente a candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Trata-se da primeira vez que a capital francesa postulará ao evento desde o fracasso da campanha pela Olimpíada de 2012, que acabou vencida por Londres em uma votação que envolveu denúncias de fraudes na eleição realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O anúncio foi feito pela prefeita da capital, Anne Hidalgo, que recebeu nesta quinta-feira um relatório recomendando a candidatura. A decisão depende apenas de uma votação pelo Conselho Municipal, equivalente à Câmara de Vereadores, que apreciará o tema em abril. A proposta conta com o apoio do presidente da França, François Hollande, e de Jean-Paul Huchon, presidente da região de Ile-de-France, onde Paris se localiza, mas precisa do aval dos conselheiros municipais.
Em cerimônia realizada no Hôtel de Ville, a prefeita Anne Hidalgo demonstrou prudência sobre o tema, mas não escondeu que a tendência é brigar para sediar os Jogos Olímpicos de 2024. “Ser um candidato é um tema muito importante para ser reservado aos entusiasmados e aos impacientes. Em abril o Conselho de Paris se pronunciará sobre os Jogos Olímpicos”, reafirmou, convocando a comunidade dos esportes a se mobilizar. “Para ganhar, o movimento esportivo deve estar na dianteira.”
Para a prefeita, uma das condições de base da eventual candidatura de Paris aos Jogos é que a periferia da cidade seja incluída no projeto, tirando proveito da infraestrutura necessária para realizar as competições. “É preciso pensar os jogos como um engajamento entre Paris e sua periferia, a fim de combater a exclusão de outros territórios”, defendeu.
Embora Anne Hidalgo seja prudente, um relatório encomendado pela prefeitura a Bernard Lapasset, presidente do Comitê Francês de Esporte Internacional (CFSI), foi amplamente favorável à candidatura. O documento prega, contudo, que o projeto para os Jogos de 2024 seja austero em termos de investimentos.
Seriam investidos 6 bilhões de euros – o equivalente a R$ 19,3 bilhões – em infraestrutura, valor financiado em 75% pelo poder privado. “Um projeto francês teria um custo reduzido pois se apoiaria em muitas infraestruturas existentes e em outras cuja construção está programada no desenvolvimento da Grande Paris, em especial no setor de transportes”, diz o texto. Para Anne Hidalgo, é necessário ter “métodos sérios e rigorosos para tomar a decisão. “Eu sei o que acontece quando o sonho fracassa”, afirmou a prefeita.
Paris conheceu de fato uma grande desilusão relacionada à organização dos Jogos Olímpicos. Candidata à sede dos Jogos de 1992, 2008 e 2012 – esta última vencida por Londres por um único voto, em uma eleição marcada por denúncias de compra de votos pela candidatura britânica – acabaram em fracasso. Por outro lado, a capital francesa já realizou dois Jogos Olímpicos, em 1900 e em 1924. Realizá-los em 2024 seria uma forma de comemorar o retorno das competições após 100 anos.
Para tanto, porém, será necessário vencer a concorrência. Os Estados Unidos devem apresentar a candidatura de Boston, enquanto a Itália deve apresentar Roma. Já a Alemanha estuda apresentar as candidaturas de Berlim ou de Hamburgo. O prazo limite para as inscrições será 15 de setembro de 2015, e a deliberação deve acontecer até o segundo semestre de 2017.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
