FIA contraria pilotos e mantém formato polêmico de treino no próximo GP
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu de ombros ao pedido dos pilotos e decidiu nesta quinta-feira que não vai alterar o formato do treino de classificação para a segunda etapa da temporada da Fórmula 1, dia 3 de abril, no Bahrein. As novas regras, que estrearam no GP da Austrália, causaram indignação dos pilotos, que foram…

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu de ombros ao pedido dos pilotos e decidiu nesta quinta-feira que não vai alterar o formato do treino de classificação para a segunda etapa da temporada da Fórmula 1, dia 3 de abril, no Bahrein. As novas regras, que estrearam no GP da Austrália, causaram indignação dos pilotos, que foram unânimes nas críticas.
Em carta assinada por Sebastian Vettel e Jenson Button em nome da Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA, na sigla em inglês), eles pediram que as mudanças, que já haviam sido cogitadas pelo próprio Bernie Ecclestone, o chefão da F1, tivessem efeito imediato.
“Os pilotos chegaram à conclusão de que o processo que toma as decisões no esporte é antiquado e mal estruturado e impede o progresso. Sentimos que algumas mudanças recentes nas regras tanto no âmbito esportivo como técnico, e também algumas diretivas empresariais, são perturbadoras, não enfrentam as grandes questões que enfrenta o nosso esporte e em alguns casos poderiam por em risco seu futuro êxito”, diz o forte comunicado dos pilotos.
No domingo, antes mesmo da corrida em Melbourne, as equipes decidiram de maneira unânime que desejavam retornar à antiga forma de disputa pela classificação no grid. “Houve um encontro e decidimos retomar a fórmula dos anos anteriores para definir a classificação. Ainda precisa ser ratificado pela Comissão da F1, mas eu gostaria de saber quem defenderia o treino classificatório de sábado”, afirmou na ocasião Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, em entrevista ao site da Autosport.
O problema é que a Comissão da F1 não aprovou essas mudanças. Nesta quinta, em encontro que contou com acionistas da F1, liderados por Ecclestone, as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), foi decidido que o treino de classificação manterá seu formato.
“Vamos deixar as coisas como estão para esta prova (do Bahrein). Depois estudaremos para decidir se o que foi feito era o adequado, se não era o adequado, se precisa de modificação ou de anulação. Esta foi uma ideia da FIA, de modo que tenho que decidir que apoiaremos tudo que eles considerem o correto”, avisou Ecclestone.
As principais críticas para o formato de disputa pela pole position em 2016 aconteceram pela falta de ação durante o treino. No sábado, Lewis Hamilton fez um ótimo tempo e resolveu poupar o carro para a corrida. As outras equipes se contentaram com o que conquistaram e também acabaram por deixar os carros nos boxes.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
