Taubaté retoma agendamentos para ecocardiograma no HMUT
Exames estão parados desde 2023

Paralisados desde 2023, os agendamentos para exames de ecocardiograma na rede municipal serão retomados a partir da próxima semana no HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté), pela Prefeitura de Taubaté.
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Pouco antes da suspensão, eram realizados apenas 77 exames/mês. E até o momento, esse tipo de exame era ofertado somente a pacientes internados na unidade. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar 40 agendamentos semanais, já no começo de abril.
Somente no primeiro trimestre do ano, no HMUT foram realizados 29.881 exames complementares, que possibilitaram diagnósticos rápidos e confiáveis. Foram exames laboratoriais clínicos, de anatomia patológica e citopatológica, radiologia, ultrassonografia, endoscopias, eletrocardiogramas, eletroencefalograma, tococardiograma e audiometria.
Teve início também, no último dia 17, uma força-tarefa para atendimento a 400 moradores que estão em fila de espera para exames de tomografia. Com 20 agendamentos semanais, a expectativa da secretaria de Saúde é de que em breve a fila atual seja extinta.
O mutirão de ultrassonografia também segue acontecendo, desde 31 de janeiro. Até o momento mais de 800 pessoas já realizaram ultrassom de mama, abdômen total e transvaginal, embora o número de agendamentos tenha sido bem maior — há um registro alto no número de faltas no dia do exame.
Os agendamentos acontecem via Central de Vagas que, em posse da lista de espera municipal, para cada tipo de exame, encaminha o paciente para o HMUT para a realização do exame.
Posts Relacionados

Casas do Idoso de São José dos Campos montam postos exclusivos para vacinação contra a gripe


Vacinação contra gripe em feiras livres de São José
