Dúvidas sobre o futuro do PSDB de Ortiz Jr. em Taubaté colocam o vereador Digão (dir.) como opção para Alckmin
Reprodução
O PSDB é um partido amplamente conhecido e possui forte influência no cenário político em nível nacional. Na RMVale não é diferente. Apenas cinco cidades da região não irão lançar candidato do partido nas próximas eleições municipais, as outras 31 terão um candidato a prefeito ou vice.
A única dúvida até agora para os tucanos é a cidade de Taubaté, que teve o prefeito e o vice cassados pelo TSE, em um processo por irregularidades na campanha eleitoral de 2012. Além de tê-los afastado do cargo, os deixaram em situação de inelegibilidade. O coordenador regional do partido, Francisco de Assis Vieira Filho, o Chesco, acha que é melhor que o candidato não tenha problemas com a Justiça e que isso é um fator importante para escolha dos candidatos.
“O PSDB a nível estadual tem orientado os diretórios municipais a evitarem qualquer candidatura que tenha alguma mancha na Justiça, porque a gente fica o tempo todo explicando isso na campanha eleitoral e não faz campanha”, afirma.
Em relação ao julgamento do prefeito Ortiz Jr., a opinião dentro do partido é de lamentação, porém a decisão da justiça é soberana. O deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) acha que a confiança no partido em geral não é afetada: "Só lamento, mas decisão da Justiça não dá para fazer muita coisa. Pra mim, não abala a imagem do PSDB. A orientação executiva estadual é que cidades do porte de Taubaté tenham candidato próprio e eu também defendo isso", disse.
Izaías Santana (PSDB), candidato a prefeito de Jacareí, concorda e reitera que a população escolhe cada candidato de acordo com a sua trajetória: "Diferente dos outros partidos, o PSDB nunca tem criticado decisões da Justiça, desde que seja assegurada a contraditória e a ampla defesa, respeitamos as decisões da Justiça. Lamentamos e acatamos, mas esperamos que a população tenha capacidade e sabedoria de distinguir comportamentos equivocados e posturas de outras pessoas".
O partido acredita que não haverá "contaminação automática" e que os eleitores saberão distinguir os candidatos pelas suas ações. "Em Jacareí, nós seremos avaliados pela nossa força moral, pelo nosso passado e pelo nosso exemplo. São as pessoas que compõem o partido em cada cidade que devem receber o apoio ou não da população", e completa afirmando que a trajetória de cada político é que é o objeto de apreciação do eleitor.
O fato de ter um membro do partido condenado por abuso de poder político e econômico, em que segundo o Ministério Público, quando candidato à prefeitura teria utilizado verbas oriundas de fraudes em licitações, é no mínimo desconfortável para o PSDB em todas as cidades da região. Em São José dos Campos o partido foi procurado pela reportagem do Meon, mas o presidente do diretório municipal, Anderson Ferreira, até o fechamento da matéria não se manifestou sobre o caso.
Desabafo
Em nota divulgada no Facebook, Ortiz presta contas à população de Taubaté, afirma que não desistirá de lutar e que o julgamento foi injusto. "Preparamos um novo plano de governo com compromissos para o futuro da cidade. Mostrando sempre como fazer, quanto vai custar e em quanto tempo a proposta vai ser realizada. Vou colocá-lo à disposição da população para que Taubaté possa avançar ainda mais nos próximos quatro anos. Ninguém nunca vai decidir pelo povo de nossa cidade. Somos donos do nosso destino", finaliza.
Digão é o possível candidato
Divulgação/CMT
Alternativa
É indefinida a situação do atual prefeito e o PSDB de Taubaté ainda tem a possibilidade de lançar outro candidato.
Inclusive haveria a intenção do diretório estadual em apoiar a candidatura do vereador Rodrigo Luis Silva, o Digão. Sobre essa possibilidade o tucano disse se sentir honrado. "Ontem eu recebi uma ligação do governador dizendo sobre a possibilidade de um candidato do PSDB ir para as eleições e graças a Deus colocando meu nome para a disputa".
A permanência da candidatura de Ortiz para reeleição - decidida no último domingo (31) na convenção do PSDB - ainda precisa ser confirmada pelo partido. A defesa do prefeito ainda aguarda a publicação da decisão do TSE para analisar as possibilidade de recurso.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.