Por Conteúdo Estadão Em Mundo

EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar

A Procuradoria-Geral dos Estados Unidos disse ter um mandado para apreender o petroleiro iraniano Grace 1, que foi libertado ontem em Gibraltar, além da carga de 2,1 milhões de toneladas de petróleo iraniano a bordo e mais US$ 995 mil.

Os americanos alegam que a Guarda Revolucionária do Irã engendrou um esquema ilegal para acessar o sistema financeiro dos EUA e enviar petróleo à Síria. Documentos legais indicam que o Grace 1 realizava viagens falsas e contava com uma rede de companhias de fachada para lavar milhões de dólares.

O navio foi apreendido em julho por forças britânicas e espanholas em Gibraltar sob suspeita de contrabandear petróleo iraniano a uma refinaria na Síria, violando sanções dos EUA e da União Europeia. A embarcação foi liberada na quinta-feira, após autoridades de Gibraltar informarem que o Irã se comprometeu a não transportar petróleo para a Síria. Fonte: Associated Press.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.