Mundo

Irã rejeita acordo se EUA proibirem enriquecimento de urânio

Teerã mantém que o enriquecimento é direito nacional

Escrito por Meon

19 MAI 2025 - 19H30

reprodução

O Irã avisou nesta segunda-feira (19) que não aceitará um acordo sobre seu programa nuclear caso os Estados Unidos insistam em barrar o enriquecimento de urânio, considerado pelo governo americano uma linha vermelha nas negociações.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Segundo Majid Takht Ravanchi, vice-ministro das Relações Exteriores e negociador iraniano, o enriquecimento é uma “conquista nacional” e o Irã já deixou claro que não abrirá mão desse direito pacífico. “Se eles querem enriquecimento zero, não vamos avançar”, afirmou.

As negociações entre Irã e EUA começaram em 12 de abril e já tiveram quatro rodadas, com mais uma prevista para este fim de semana na Europa. Por outro lado, o enviado americano Steve Witkoff reforçou que Washington não tolera nem 1% de capacidade de enriquecimento no Irã, embora tenha dito que fez uma proposta para resolver o impasse sem ferir o país.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, negou ter recebido a proposta e reiterou a posição firme do país. A tensão segue alta após o presidente americano Donald Trump ameaçar ação militar e manter a “política de pressão máxima” desde que retirou os EUA do acordo nuclear de 2015.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.