A maior superlua de 2025, conhecida como Superlua do Castor, poderá ser observada em todo o Brasil nesta quarta-feira (5). O fenômeno astronômico ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da Terra, aparentando ser maior e mais brilhante.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Considerada a mais brilhante do ano, a Superlua do Castor poderá ser vista por três noites seguidas, dependendo das condições climáticas. A recomendação é observar o céu logo após o pôr do sol, quando a lua ganha mais destaque próximo ao horizonte.
Horários de observação:
São Paulo: por volta das 18h45
Belém: às 18h14
Recife: às 17h28
Vale do Paraíba: a partir das 18h30
O fenômeno ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu - ponto mais próximo do satélite em relação à Terra. Nessas condições, a lua pode parecer até 14% maior e cerca de 30% mais brilhante que o normal.
A observação pode ser feita a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais, desde que o observador esteja em local com boa visibilidade do céu e condições meteorológicas favoráveis. A próxima superlua de 2025 está prevista para 4 de dezembro.
Justiça reduz pena de Robinho em 69 dias por estudos em Tremembé
Ex-jogador teve benefício por 11 cursos realizados e 5 livros lidos
Novo pedido de produção mantém empregos na Gerdau
Trabalhadores aprovam PDV e ganham prêmio de R$ 2.000
São José abre 1.000 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Inscrições online começam nesta quinta (6) e vão até dezembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.