Por Conteúdo Estadão Em Mundo

UE levanta parte das sanções contra o Irã

A União Europeia (UE) levantou parte de suas sanções contra o Irã horas depois de a república islâmica ter anunciado a suspensão temporária dos trabalhos mais sensíveis de seu programa de enriquecimento de urânio.



A suspensão parcial das sanções pelos próximos seis meses foi aprovada hoje durante uma reunião de chanceleres da UE em Bruxelas. A decisão entrará em vigor assim que for registrada em ata, o que deve acontecer ainda hoje, segundo uma fonte no bloco



Ao término da reunião, o secretário de Exterior do Reino Unido, William Hague, qualificou "um marco importante" o acordo obtido no fim do ano passado em torno do futuro do programa nuclear iraniano.



Mais cedo, o Irã interrompeu seus trabalhos de enriquecimento de urânio mais sensíveis como parte de um importante acordo fechado com as principais potências internacionais, aliviando os temores sobre o programa nuclear do país e abrindo caminho para o levantamento parcial de sanções, anunciaram a Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo iraniano.



Segundo a emissora de televisão estatal iraniana, autoridades interromperam o enriquecimento de urânio a 20% ao desconectarem as cascatas de centrífugas de enriquecimento de urânio em Natanz.



"A produção de urânio a 20% foi interrompida com o corte das ligações que alimentam as cascatas nesta instalação", informou a emissora.



Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à ONU, confirmou que as centrífugas foram desconectadas. Fonte: Associated Press.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.