Por Diego Ortiz Em Noticias

Museu da Ducati mostra que velocidade e ruído andam juntos

Museu Ducati (Divulgação/Ducati)

O início da Ducati em Bolonha, na Ítalia, no ano de 1926

Divulgação/Ducati

O ronco grave e inconfundível dos motores Ducati é uma evolução natural da história da fabricante de motocicletas esportivas, moldada a partir de 1926. A trajetória da empresa, que surgiu na região de Borgo Panigale, na Itália, e produzia peças para rádios, é contada em detalhes por meio das centenas de objetos e motos expostos no museu da marca, em Bolonha.

O som foi o início de tudo, mas a velocidade se tornou a meta da marca com a criação, em 1946, da Cucciolo. A bicicleta com motor monocilíndrico de quatro tempos e 48 cm3 tinha câmbio de duas marchas.

Em 1950, surgia a primeira moto, de fato, da Ducati - baseada na Cucciolo - com tanque largo e linhas esguias. Esse visual se tornou uma espécie de marca registrada.

No mesmo ano surgiu a Cucciolo 48 Racing, com motor de 60 cm3 e câmbio de três marchas. A estreia de uma versão invocada em tão pouco tempo mostrava que o negócio da Ducati seria a esportividade.

Os sucessos já faziam parte da trajetória da fabricante e estão muito bem representados no museu, mas o nome que ainda leva à loucura os Ducatistis, fãs da marca, é o da Mach 1. Equipada com motor de 250 cm3, era a moto mais veloz da década de 60. A evolução da esportiva nos dez anos seguintes deu origem ao comando de válvulas desmodrômico, que melhora a performance do motor.

Vários outros modelos fizeram a marca brilhar, como a Supermono, que revolucionou o conceito de peso no segmento de motocicletas, em 1993, e se mantém como a Ducati mais colecionada da história.

Exposta logo na entrada do museu, a 1199 Panigale é um ícone instantâneo, com seu motor de 195 cv.

As motos de pista também se destacam. Como a pilotada por Casey Stoner, piloto mais celebrado pela fábrica por ter vencido a MotoGP em 2007.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Diego Ortiz, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.