Museu Náutico de Ilhabela é desativado
Local poderá funcionar em futuro centro cultural na Vila

O Museu Náutico de Ilhabela, que existe há cerca de quatro anos na cidade, está fechando as portas. A mudança começou no último dia 15 e um dos motivos seria a falta de acessibilidade no local. Uma reunião para discutir o assunto foi realizada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Ilhabela.
Segundo o secretário de Turismo, Harry Finger, o historiador e diretor do Museu Náutico de Ilhabela, Jeannis Michail Platon, teria lhe entregado uma carta no dia 30 de janeiro dizendo que ele não tinha mais interesse de permanecer no arquipélago e pedindo a rescisão do convênio que tinha com a Prefeitura, que terminaria em dezembro deste ano.
“Desde então estamos tentando arrumar alguma solução para manter esse acervo que, no entender de muitas pessoas, pertence à Ilhabela, já que 100% das peças foram tiradas dos naufrágios que aconteceram na nossa costa”, disse Finger, que, na reunião do Comtur, transmitiu essas informações aos presentes, que foram unânimes no sentido de que é preciso procurar soluções para que o museu volte pra cidade.
“E é isso que vamos fazer, já estivemos em contato com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e agora vamos conversar com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sissem). Isso deve ser tratado com extrema importância, pois faz parte da história e cultura de nossa cidade”, completou.
Uma parte das peças está sendo levada para Fundação Mar (Fundamar) em São Sebastião, local onde tudo teve início em 1992; o restante estaria sendo guardado por Platon em um comércio de sua propriedade, também em São Sebastião.
O que houve?
Segundo informações, o prédio em que o museu estava instalado, no Perequê, não possuía acessibilidade, e o Sissem e o Ibram já teriam alertado sobre a necessidade de solucionar esse problema, com a liberação das salas do primeiro andar para que pessoas especiais pudessem ser atendidas.
Além do pagamento do aluguel do prédio onde o museu funcionava, a Prefeitura de Ilhabela repassava uma verba mensal para ajudar nas despesas. No entanto, as salas extras prometidas ao museu estariam demorando a ser entregues e o diretor do museu teria então enviado a carta à Prefeitura dizendo que devolveria o local até o dia 30 deste mês.
Futuro
Na semana passada, antes da reunião do Comtur, a reportagem conversou sobre o assunto com o prefeito Antonio Colucci (PPS), que afirmou que tem muito interesse em ter o museu na cidade. “Mas o trade turístico precisa se posicionar. Não tenho sido cobrado pelo Comtur sobre o museu, de quem somos parceiros”, disse.
Procurado pela reportagem, Jeannis Michail Platon preferiu ainda não comentar o assunto.
Posts Relacionados

Trampolim oferece 625 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no Vale do Paraíba

RMVale registra 24 denúncias de assédio eleitoral nas eleições de 2026

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs
