OMS: Itália está fazendo tudo o que pode para conter novo coronavírus
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou enxergar sinais positivos em relação à contenção do coronavírus na Itália, epicentro da pandemia na Europa. “A Itália está fazendo tudo o que pode”, destacou, durante entrevista coletiva, em Genebra, na Suíça. Tedros também elogiou a decisão da Índia de…

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou enxergar sinais positivos em relação à contenção do coronavírus na Itália, epicentro da pandemia na Europa. “A Itália está fazendo tudo o que pode”, destacou, durante entrevista coletiva, em Genebra, na Suíça.
Tedros também elogiou a decisão da Índia de impor quarentena total a toda sua população, ainda que o número de casos da doença do país ainda seja baixo. “Pedimos a todos os países que introduziram medidas de quarentena para aproveitar o período para atacar o vírus”, instou.
O médico etíope reiterou que, junto com a Organização das Nações Unidas (ONU), a OMS lançou um programa para ajudar os países mais pobres em meio à pandemia. “Esta é mais que uma crise de saúde, e estamos comprometidos a trabalhar juntos para proteger as pessoas mais vulneráveis ao vírus e suas consequências”, ressaltou Tedros, que convocou ainda os países do G20 a ajudar as nações de baixa renda.
Segundo o diretor-geral, o Fundo de Resposta Solidária da Covid-19, criado há duas semanas, recebeu mais de 200 mil doações. “O Fundo já arrecadou mais de US$ 95 milhões”, revelou.
Tedros saudou, ainda, decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de adiar em um ano os Jogos Olímpicos de Tóquio, “uma decisão dura, mas inteligente” e o pedido da ONU por um cessar-fogo global enquanto durar a epidemia.
O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, que também participou da coletiva, disse que a falta de materiais médicos para o tratamento do coronavírus mostra que “o mundo não está pronto para uma pandemia”.
Posts Relacionados

Avião em que estaria Flávio Bolsonaro segue para Miami, aponta site de monitoramento

Justiça italiana faz nova audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Governo Milei diz que não vai comentar vitória de Lula e cita silêncio de 2023
