Osesp abre o Festival de Campos dia 30; veja a programação deste ano
Serão cerca de 90 apresentações até o dia 29 de julho


O 49º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão será realizado entre os dias 30 de junho e 29 de julho. A abertura do festival será com a Osesp, que vai apresentar um concerto com a Sinfonia dos Orixás, de Almeida Prado, e a Sinfonia Alpina, de Strauss, atuando ao lado de um grupo de alunos do festival. Sob a regência de Marin Alsop, a Osesp fará também dois concertos no último final de semana do festival.
“O repertório da Orquestra do Festival é exigente, ambicioso, não costuma fazer parte da vida de orquestras jovens”, diz o violonista Fábio Zanon, coordenador artístico do festival, que, gerido pela Fundação Osesp, tem direção de Arthur Nestrovski, Marcelo Lopes e consultoria de Marin Alsop.
Nesta edição, os alunos vão se dividir entre três conjuntos musicais. A Orquestra do Festival fará dois programas, com regência de Sian Edwards e Pedro Neves, e peças como o Concerto para orquestra de Lutoslawski, o Concerto para piano nº 3 de Beethoven (com solos de Arnaldo Cohen) e os Choros nº 6 de Villa-Lobos. Edwards também supervisiona uma das apresentações da Camerata, que terá direção do violinista Lavard Skou Larsen, e um repertório focado em obras de Haydn, Mozart e Beethoven. O Núcleo de Música Antiga, por sua vez, será dirigido por Luis Otávio Santos e vai apresentar o Magnificat de Bach e o Miserere de Jan Dismas Zelenka.
“Dentro de um festival como esse, se programarmos obras menores, corremos o risco de deixar muitos alunos ociosos. Por isso, fazemos essa divisão, entendendo a Camerata do Festival como uma orquestra escola e, assim, se dedicando ao repertório clássico, a Mozart, Haydn”, completa.
Para Zanon, a edição deste ano traz uma mudança de foco importante com relação à ênfase na atividade orquestral em detrimento da música de câmara, alvo de críticas em edições anteriores. “Nos últimos anos, tínhamos três programas diferentes para a orquestra do festival. Agora, serão dois, deixando uma semana livre para o trabalho com a música de câmara, com professores tocando ao lado de alunos e com um repertório interessante, que inclui, por exemplo, estreias de compositores brasileiros.”
O festival vai custar R$ 3,2 milhões, mesmo valor do ano passado, quando o evento sofreu um corte de 25% nas verbas.
A quantia será paga pela iniciativa privada, sem investimento direto da Secretaria de Estado da Cultura. Ao todo, serão cerca de 90 apresentações. Como nos anos anteriores, a atividade pedagógica será inteiramente realizada em São Paulo, com nova queda no número de alunos: em 2016, eram 217; em 2017, 205; e, nesta nova edição, 198.
A edição deste ano não terá um grupo residente. O pianista Arnaldo Cohen fará recitais com músicos convidados para marcar seu aniversário de 70 anos. Entre os grupos convidados, estão a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Sinfônica de Campinas, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, além do Quarteto Osesp e do Quinteto Zephyros. Outras atrações incluem os pianistas Cristian Budu e Lucas Thomazinho, o violinista Winston Ramalho e o violonista Paulo Martelli.
Veja aqui a programação completa do Festival de Inverno 2018.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
