Paulistão começa com ‘jeito’ de laboratório e aposta na rivalidade
Torneio que começa hoje será utilizado pelos grandes como preparação para outras competições, como a Libertadores, mas rivalidade fortalece disputa


Paulistão começa nesta quarta
Estadão
Começa nesta quarta-feira mais uma edição do Campeonato Paulista com novidades, um calendário mais apertado por causa da Copa do Mundo, e rivais em busca de objetivos bem distintos. O torneio deste ano deve dar mais espaço para os jovens, com a criação de uma lista ilimitada para atletas oriundos das divisões de base. Além disso, alguns times deverão utilizar a competição como espécie de treinamento para objetivos maiores.
A exceção deve ser o São Paulo. Sem um título estadual desde 2005, o maior jejum dentre os grandes do Estado, a equipe comandada por Dorival Júnior vai disputar a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil, mas o Estadual deverá ser encarado com maior seriedade.
Em relação ao time de 2017, chegaram o goleiro Jean (Bahia), o zagueiro Anderson Martins (Vasco) e o meia-atacante Diego Souza (Sport). Por outro lado, Dorival perdeu Hernanes e Lucas Pratto, dois de seus principais jogadores.
Já Corinthians, Palmeiras e Santos vão disputar a Copa Libertadores em meio ao Estadual. Como de praxe, o torneio regional deve ser colocado de lado em algum momento. O campeão paulista receberá da Federação Paulista de Futebol R$ 5 milhões, valor que também não chega a animar os clubes.
Empolgação existe entre os palmeirenses por conta da montagem do elenco. Mais uma vez, o time foi agressivo e se reforçou com jogadores que causam impacto. As principais contratações foram os meias Lucas Lima e Gustavo Scarpa. Chegaram ainda Marcos Rocha, Diogo Barbosa e Weverton, nomes que fazem com que a equipe volte a aparecer como favorita ao título.
Atual campeão, o Corinthians surpreendeu no ano passado (quando foi chamado de “quarta força”) e espera repetir o feito. Como em 2017, a equipe conta com a desconfiança de boa parte da torcida, por ter perdido importantes titulares e não conseguir a reposição à altura. Os principais reforços, por enquanto, foram o lateral-esquerdo Juninho Capixaba e o atacante Emerson Sheik. O zagueiro Henrique também deve chegar.
O Santos parece ser o time que mais tem o que ajustar no elenco, já que perdeu peças importantes – como Lucas Lima e Ricardo Oliveira – e ainda não conseguiu fazer grandes transformações. Por enquanto, a principal novidade é o técnico Jair Ventura, que encara o desafio de atuar no futebol paulista após passagem pelo Botafogo.
O que pode ser o diferencial do Paulistão deste ano é a criação da lista “Pratas da Casa”. A novidade permite às equipes inscreverem atletas da base, que tenham até 21 anos e já estejam no clube há pelo menos um ano. A ideia é fazer com que mais jogadores sejam revelados e também dar um fôlego para os principais atletas, em meio à maratona de diversas competições.
RODADA – O confronto entre campeão e vice do ano passado é o principal jogo da rodada de abertura do Paulista. No Pacaembu, Corinthians e Ponte Preta se enfrentam às 21h45. Juninho Capixaba está fora, por não ter sido inscrito dentro do prazo. Dos reforços, Junior Dutra e Renê Júnior podem estrear, mas iniciarão a partida no banco de reservas.
O São Paulo viaja nesta quarta a Sorocaba para enfrentar o São Bento com um time reserva. O técnico Dorival Junior prometeu alternar dois times nas primeiras quatro rodadas do torneio para evitar o desgaste do atletas. Com isso, crescem as chances de aproveitamento de jovens. A formação que estreia é cheia de nomes da base: os zagueiros Rony e Aderllan, os meio-campistas Pedro Augusto e Paulo Henrique e o atacante Bissoli. O Santos também joga fora de casa na estreia de Jair Ventura no comando da equipe. Enfrentará o Linense, no interior do Estado.
Posts Relacionados

Instituto Athlon representa São José em Mundial na Holanda

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai
