Motor da "Pik Up" está longe de ser um exemplo de eficiência, mas deixa modelo ágil na cidade
Divulgação/Mahidnra
Na versão de cabine simples, a Mahindra Pik Up é a picape com motor a diesel mais em conta do país. Tabelado a R$ 61.900 - além dos R$ 3 mil cobrados pela caçamba de madeira -, o modelo importado da Índia e montado em Manaus ganhou motor adequado às normas de emissões Euro 5, vigente no Brasil desde o ano passado.
O quatro-cilindros de 2,2 litros e 120 cv é ruidoso e oferece bom torque. São 29,5 mkgf a baixos 1.600 rpm. Mesmo tendo tração 4x2, a picape vai bem no uso urbano e vence terrenos íngremes sem dificuldade. Já o câmbio de cinco marchas tem engates duros e difíceis.
A direção com assistência hidráulica facilita as manobras de estacionamento. Mas, como a picape é leve e tem respostas lentas, o sistema é pouco preciso em altas velocidades.
A suspensão, bem acertada, mostra maciez quando necessário sem abrir mão da firmeza. Um dos pontos fortes é que, mesmo com a caçamba vazia, os ocupantes não sentem muitos solavancos na cabine.
Faz falta o controle de estabilidade. Ao trafegar em locais com piso de baixa aderência com a caçamba vazia, o utilitário apresenta tendência a sair de traseira, escapando da trajetória quando se pisa mais firmemente no acelerador.
A Pickup também peca por oferecer baixo nível de conforto ao volante e ergonomia pouco funcional. Os pedais, por exemplo, ficam muito distantes dos pés do motorista, mesmo com o banco regulado corretamente.
Os ajustes da altura do volante, por meio de alavanca, são duros Nele há até botões para comandar o rádio, mas as respostas são pouco precisas - algumas vezes, simplesmente não funcionam.
Apesar desses "escorregões", a picape tem cabine bem construída e poucas rebarbas no acabamento. O velocímetro tem grafia em milhas e quilômetros por hora. A medida inglesa é em vermelho e a usada no Brasil, em branco.
De série há ar-condicionado, toca-CDs, direção com assistência hidráulica, trio elétrico e controlador de velocidade de cruzeiro.
Preços
Na tabela, a Mahindra é imbatível. A Chevrolet S10 parte de R$ 98 mil na versão equivalente, mas com caçamba de aço. A Toyota Hilux sai por R$ 89.750 com chassi e R$ 95.500 com caçamba, mas tem tração 4x4.
Comparada à das rivais, a apólice da Mahindra não é cara, mas representa mais de 10% do valor do veículo. Um homem de 45 anos que mora no centro da capital e usa o carro para o trabalho pagará R$ 6.366, segundo a Liberty Seguros.
Mahindra Pik Up
Prós
Bom Torque
Motor está longe de ser um exemplo de eficiência, mas deixa modelo ágil na cidade.
Contras
Ergonomia
Posição de guiar é ruim e os pedais ficam longe dos pés, mesmo ajustando o banco.
Ficha Técnica
Motor
2.2, 4 cil, 16V, turbodiesel
Potência (cv)
120 cv a 4.400 rpm
Torque (mkgf)
29,5 a partir de 1.600 rpm
Câmbio
Manual, cinco marchas
Capacidade de carga
1.205 quilos
Boleto
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