Politica

Justiça italiana mantém Carla Zambelli presa

Parlamentar ficrá detida até análise da extradição

Escrito por Meon

27 AGO 2025 - 09H25 (Atualizada em 27 AGO 2025 - 11H01)

Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida da Justiça brasileira, seguirá presa na Itália enquanto aguarda uma nova decisão no processo que julga sua extradição ao Brasil. Zambelli compareceu nesta quarta-feira (27) ao Tribunal de Apelações de Roma, que analisa o pedido apresentado pelas autoridades brasileiras, mas a sessão terminou sem uma decisão final.

O juiz responsável pelo caso solicitou tempo para avaliar documentos adicionais apresentados pela defesa, que tenta garantir a soltura da parlamentar. Uma nova decisão pode ser anunciada ainda nesta quarta.

Há duas semanas, a audiência havia sido adiada após Zambelli alegar mal-estar. Perícias médicas realizadas por especialistas da defesa e do governo brasileiro concluíram que a deputada tem quadro de depressão, mas está apta a permanecer presa. Ela está detida na maior penitenciária feminina da Itália, que sofre com superlotação.

Pedido de soltura e argumentos da defesa

A defesa de Zambelli insiste em sua liberação, argumentando que não houve um pedido formal de prisão preventiva por parte do Brasil. Os advogados também afirmam que a prisão baseada em alerta vermelho da Interpol não deveria ser suficiente para mantê-la detida.

No entanto, a Corte Suprema da Itália já reconheceu a equivalência entre um alerta vermelho da Interpol e um pedido de prisão internacional, com base no Tratado de Extradição entre Brasil e Itália, reforçando a legalidade da custódia.

Condenação e fuga

Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Poucos dias após a decisão, a deputada deixou o Brasil e foi localizada na Itália, onde acabou presa no fim de julho. Desde então, o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição, que agora está em análise pela Justiça italiana.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.