Politica

Lula quer discutir com Trump sanções dos EUA a ministros do STF

Presidente brasileiro afirmou que cobrará explicações

Escrito por Meon

24 OUT 2025 - 11H15

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, na madrugada desta sexta-feira (24), que pretende discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as sanções impostas por Washington a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em conversa com jornalistas após encerrar sua visita à Indonésia, Lula afirmou que levará o tema à reunião com Trump durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece na Malásia, também com a presença do líder norte-americano.

“Eu tenho todo o interesse em ter essa reunião e defender os interesses do Brasil. Quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte, algo que não tem nenhuma explicação”, disse Lula.

Sete ministros do STF foram alvos de sanções dos Estados Unidos por sua atuação no julgamento da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Lula também afirmou que quer tratar da sobretaxa de 50% imposta a produtos brasileiros pelo governo norte-americano, tema que já havia sido abordado em conversa telefônica anterior com Trump.

“Eu quero ter a oportunidade de dizer ao Trump o que o Brasil espera dos Estados Unidos e o que o Brasil tem para oferecer. Não existe veto a nenhum assunto. Vai ser uma reunião livre, para dizer o que quiser e ouvir o que for necessário”, completou o presidente.

Durante sua passagem pela Indonésia, Lula se reuniu com o presidente local, Prabowo Subianto, participou de encontros com empresários e defendeu o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e países asiáticos.

“O mundo exige dos líderes políticos mais vontade de negociar e fazer as coisas acontecerem. Não dá pra ficar esperando. Temos que procurar as pessoas e oferecer o que o Brasil tem de bom”, afirmou.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.