Politica

Ministério Público italiano da parecer favorável para extradição de Carla Zambelli

Deputada está presa na Itália

Escrito por Meon

22 OUT 2025 - 17H45

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida preventivamente em território italiano.

A decisão ocorre após a Corte de Apelação de Roma considerar elevado o risco de fuga da parlamentar, que entrou no país europeu pouco depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva no Brasil.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A prisão foi determinada em 4 de junho de 2025, em cumprimento a uma das sentenças condenatórias impostas pelo STF. Zambelli já foi condenada duas vezes pela Corte. Na primeira decisão, recebeu pena de dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto.

Após essa condenação, a deputada deixou o Brasil e acabou sendo presa em julho na Itália, em operação que contou com cooperação entre as autoridades dos dois países.

Na segunda sentença, Zambelli foi condenada a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, referentes a um episódio ocorrido em 2022. Além da pena de reclusão, a parlamentar deverá pagar multa equivalente a 400 salários mínimos da época dos fatos, com correção monetária.

A decisão também prevê a perda do mandato parlamentar, que será efetivada após o trânsito em julgado, quando não houver mais possibilidade de recursos.

Com o parecer favorável do Ministério Público italiano, o processo segue agora para análise final do governo da Itália, responsável por autorizar ou não a extradição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.