O processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado entra, a partir desta quarta-feira (13), em sua etapa decisiva no Supremo Tribunal Federal (STF). Sete réus do chamado “núcleo 1”, considerado central no suposto plano golpista, têm até essa data para protocolar suas alegações finais — última oportunidade de tentar convencer os ministros de suas teses.
Após a entrega de todas as defesas, o relator Alexandre de Moraes poderá elaborar seu voto e liberar o caso para julgamento. Caberá ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, marcar a sessão.
Na última semana, Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, investigado também em outro inquérito por suposta tentativa de obstruir investigações e conspirar contra o Estado brasileiro nos Estados Unidos. A decisão provocou manifestações de apoio ao ex-presidente em Brasília, com carreatas e protestos no Congresso. Parlamentares da oposição anunciaram que pretendem propor projetos “anti-STF” e pressionar por um pedido de impeachment de Moraes.
O clima político se acirrou ainda mais após o Departamento de Estado dos EUA e a embaixada americana no Brasil acusarem Moraes de “flagrantes violações de direitos humanos” e ameaçarem sanções contra aliados do ministro. A cúpula do Supremo afirma que não se deixará intimidar por pressões externas.
Enquanto isso, o núcleo 2 da ação também avança, com a conclusão de diligências e a expectativa de que, em breve, a Procuradoria-Geral da República apresente suas alegações finais.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Processo seletivo para contratação de 5000 professores está aberto em SP
Inscrições vão até esta segunda-feira (11)
Campos do Jordão oferece pós-graduação em Cozinha Brasileira
Inscrições vão até 15 de agosto no site do Senac
SJC: Cine Santana exibe clássicos de Hitchcock em agosto
Exibições começam nesta segunda-feira (11)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.