Politica

Ricardo Galvão ainda não confirma se vai assumir vaga de Boulos

Presidente do CNPq é o primeiro suplente

Escrito por Meon

21 OUT 2025 - 08H30 (Atualizada em 21 OUT 2025 - 13H52)

reprodução

O físico e pesquisador Ricardo Galvão (Rede), atual presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), afirmou que ainda não está definido se ele vai assumir a vaga de Guilherme Boulos (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados. Boulos deve deixar o cargo para assumir o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência da República, no governo Lula.

Galvão é o primeiro suplente da coligação entre PSOL e Rede e, em tese, seria o substituto imediato. No entanto, segundo o pesquisador, a decisão ainda depende de articulações políticas e de uma confirmação oficial da mudança. “Não está definido ainda. Sou o primeiro suplente. O Boulos assumindo, o cargo vem pra mim. Agora estamos conversando com a Rede para decidir se pegamos ou não a vaga. A Rede certamente deve ter interesse, e eu certamente irei, mas ainda há dúvidas”, declarou em entrevista ao g1.

Entre os motivos que ainda geram indefinição, Galvão citou a possibilidade de Sonia Guajajara, atual ministra dos Povos Indígenas e também do PSOL, retornar à Câmara. “Se ela voltar, eu não assumo”, afirmou. O pesquisador também ressaltou que não foi contatado oficialmente por nenhum canal político sobre a posse.

Ricardo Galvão é um dos cientistas mais respeitados do país. Doutor em Física pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e professor aposentado da USP, ele ganhou projeção internacional em 2019, após ser exonerado do cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por divergências com o então presidente Jair Bolsonaro, que contestou os dados do órgão sobre o desmatamento na Amazônia.

Naquele mesmo ano, Galvão foi incluído na lista da revista Nature dos 10 cientistas mais influentes do mundo e recebeu, em 2021, o Prêmio de Liberdade e Responsabilidade Científica da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.