Noticias

Por que dia 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd? Confira

Data festejada anualmente pelos fãs da cultura geek possui dois significados e divide nerds do mundo inteiro

Escrito por Gabriel Campoy

25 MAI 2022 - 20H37

Reprodução / Internet

Nesta quarta-feira, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A data é festejada anualmente em todo mundo pelos fãs da cultura geek. Contudo, a origem da data ainda é motivo de confusão.

Reprodução / Internet
Reprodução / Internet


Isso porque, neste dia são celebrados dois grandes símbolos da cultura nerd. O mais velho é datado de 1977. Há 45 anos estreava nos cinemas de todo mundo um filme que mudaria gerações. A aventura espacial dirigida por George Lucas, em que o público acompanha a jornada de um jovem cheio de sonhos na busca de se tornar um grande Jedi.

Ao lado dele, uma princesa, um caçado de recompensas, droides e um Wookie, todos lutando para derrotar um regime autoritário chamado de Império. Sim, Star Wars começou dessa forma sua caminhada para a imortalidade nos cinemas.

O fenômeno ainda se transformou em novos filmes, séries televisivas, livros, games e mais recentemente em quadrinhos. Os fãs da franquia enfatizam que o 25 de maio é especial para o mundo geek por esse motivo.

Entretanto, mais recentemente, a data também ganhou outro significado. Duas semanas após a morte do lendário escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, os fãs da série de cinco livros batizaram o dia 25 de maio como o Dia da Toalha.

A toalha é um detalhe importante nas histórias de viajantes da galáxia dos livros de Douglas Adams, e por conta da referência, os fãs da obra saem anualmente de suas casas exibindo uma toalha.

A partir disso, o dia também passou a ser considerado um grande marco para o público, dividindo então a opinião de membros da cultura geek no mundo todo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.