Prefeitura de São José dos Campos quer retirar canteiro central e incluir ciclovia na avenida Nove de Julho
Avenida ficaria com três faixas de rolamento e uma de estacionamento


Ilustração de que como ficaria a avenida Nove de Julho após o projeto
Divulgação/PMSJC
A Secretaria de Transportes de São José dos Campos informou que pretende revitalizar a avenida Nove de Julho, na região central da cidade. O projeto da pasta sugere a retirada do canteiro central, inclusão de ciclovia (2,2 quilômetros), três faixas de rolamento, uma de estacionamento, novas árvores e o recapeamento de toda via.
O projeto está orçado entre R$ 900 mil e R$ 1 milhão e foi aprovado pela ACI (Associação Comercial e Industrial), de São José e apresentado para avaliação dos moradores do entorno da via, que estão analisando as mudanças. Segundo a secretaria, o fluxo médio é de 22 mil carros por dia na avenida.
Atualmente, a avenida possui quatro faixas de rolamento e um canteiro central. Com a implantação da ciclovia –que terá três metros de largura- do lado esquerdo -sentido Vila Ema/Centro- o canteiro muda de lugar e passa a margear a pista para o ciclista. Árvores da espécie Ipê, já com cerca de três metros de altura, serão colocadas por todo percurso.
Segundo a pasta, a diminuição na quantidade de faixas -de quatro para três- garantirão um fluxo contínuo na via por ficarem mais largas que as atuais, passando de 2,65 metros para 3 metros (duas faixas) e a da direita 3,5 metros –esta será preferencial para ônibus. As vagas de estacionamento –com dois metros de largura- ficarão do lado direito deste canteiro
As árvores que já existem no canteiro central não serão retiradas. Neste trecho, o projeto prevê um desvio sinalizado de uma das pistas, formando uma pequena ilha. “Pela proposta, a nova Nove de Julho vai ter espaço adequado para ônibus, carros, ciclistas e pedestres, ficando ainda mais bonita”, explica o secretário de Transportes, Luiz Marcelo Silva Santos.
De acordo com a pasta, ainda não está definida a data para o início das obras, que terão duração média de dois meses e não estão previstas interdições totais na avenida.
Além da ACI e de moradores, a secretaria também apresentou o projeto para ciclistas de São José. Segundo a pasta, durante as reuniões os envolvidos puderam tirar dúvidas e fazer sugestões, manifestando suas opiniões sobre as obras.
“Por ser uma das principais avenidas da cidade nós optamos por conversar com a população antes do início das obras, explicando os benefícios do projeto para a cidade”, completa o secretário.
Ciclovias
Os mais de dois quilômetros de ciclovia que serão implantados na Nove de Julho serão interligados com a região do Urbanova e da Via Oeste, devido a implantação de 2,3 quilômetros de ciclovia a partir da Avenida Borba Gato, que seguirá pela Avenida Anchieta e Rua Ana Maria Nardo, até as ciclovias já existentes naquela região. As obras destas ciclovias já foram iniciadas e devem ser entregues até o final de janeiro.
Posts Relacionados

Festival Trem Bão traz culinária mineira, shows gratuitos e parque de diversões ao Shopping Jardim Oriente em SJC

Escolas estaduais do Vale do Paraíba receberão quase 10 mil tablets

Vale do Paraíba tem alerta para chuva forte e risco de alagamentos até sábado
