Primeira parcela do 13º da GM injeta R$ 40 milhões na economia da região

Valor foi pago pela montadora na última sexta-feira (18)

Escrito por: João Pedro Teles2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
gm2_pedroivo

Trabalhadores em assembleia que aprovou layoff de 1,5 mil funcionários

Pedro Ivo Prates/Meon

A primeira parcela do 13º salário dos funcionários da General Motors deve injetar cerca de R$ 40 milhões na economia de São José dos Campos.

O benefício foi pago na última sexta-feira (19) aos cerca de 5.000 trabalhadores da montadora, como parte do acordo firmado entre empresa e Sindicato dos Metalúrgicos para a adoção do layoff na unidade.

De acordo com o economista Edson Trajano, professor da Unitau (Universidade de Taubaté), o dinheiro novo traz um impacto positivo à economia da região.

Ele prevê que, devido à época de férias escolares, o setor de turismo pode ser beneficiado com a antecipação do benefício.

“Muitas dessas famílias já deveriam estar contando com o dinheiro para planejar uma viagem. Com o 13º caindo nesta época, é provável que o movimento às agências registre um aumento.

Outro setor que pode ser beneficiado com a injeção deste montante na economia é o da construção civil, setor que acena com uma melhora após anos de recessão.

“É muito comum também que os colaboradores aproveitem o dinheiro extra para fazer reformas na casa”, explica.

O fato dos trabalhadores da GM estarem espalhados por diferentes cidades da RMVale é outro fator destacado pelo economista. “Isso é bom para as cidades vizinhas, que também se beneficiam com o dinheiro extra na conta dos funcionários”, diz.

Layoff

O acordo firmado entre a GM e o Sindicato dos Metalúrgicos prevê a suspensão dos contratos de trabalho de 1.500 trabalhadores da fábrica de São José entre 5 de junho a 4 de novembro. Esses funcionários terão estabilidade até fevereiro de 2018.

O acordo ainda contempla a possibilidade da abertura de um PDV (Plano de Demissão Voluntária) pela montadora e a renovação dos contratos de cerca de 500 funcionários temporários.4_2_3

Publicado em: