Após confusão, fiscalização do Uber é suspensa em São José
Liminar que impedia a fiscalização da prefeitura foi derrubada nesta quinta


Momento da apreensão do veículo na Rodoviária Nova
Luiz Henrique
A Prefeitura de São José dos Campos decidiu suspender por cinco dias a fiscalização do Uber na cidade após uma reunião com motoristas do aplicativo nesta sexta-feira (12).
Uma comissão será formada para voltar a discutir esse assunto na próxima segunda-feira (15).
Os motoristas se reuniram com o secretário de Governança, Anderson Ferreira, que optou pela suspensão das fiscalizações na cidade até essa nova reunião ocorrer.
A prefeitura conseguiu derrubar na Justiça a liminar que garantia a operação do Uber na cidade sem a necessidade de cumprimento do decreto municipal que impôs regras para o aplicativo.
Com essa decisão, a administração municipal pode fiscalizar se o Uber cumpre as regras impostas –entre elas, o pagamento de uma taxa mensal de R$ 100 por motorista e a instalação de um escritório da empresa na cidade, além de cursos de formação aos motoristas.
Confusão
No primeiro dia de fiscalizações, um motorista do aplicativo teve o veículo apreendido por fiscais da prefeitura na Rodoviária Nova.

Momento em que o veículo é guinchado
Luiz Henrique
Há dois anos morando na cidade, o motorista Cristiano Diniz relata ao Meon que um fiscal da prefeitura se passou por passageiro ao solicitar o serviço pelo aplicativo.
“A chamada foi feita por um funcionário da prefeitura. No momento em que eu cheguei, ele me fechou e veio outro carro na contramão e impediu a minha saída”, disse Cristiano.
Vindo de São Bernardo do Campo, o motorista informou a nossa equipe de reportagem que estava com toda a documentação em dia no momento da abordagem pelo fiscal.
“Não foi uma abordagem nada amigável. A maneira como eles fizeram foi agressiva, parecia que eu estava infringindo a lei. Já foi me dando ordem de sair do meu veículo, dizendo que a liminar tinha caído e eu estava irregular e se eu não saísse teria que responder processo”, diz o motorista.
Outro lado
A prefeitura informa que toda a operação ocorreu dentro da legalidade.
A ação, segundo o governo, foi realizada através de uma denúncia recebida e o flagrante foi possível já que o motorista estava embarcando um passageiro no momento da abordagem dos fiscais. O motorista nega que estaria transportando um passageiro no momento da autuação.
Prevista no decreto municipal, a multa para quem for flagrado realizando transporte clandestino é de R$ 1.544,85, mais a apreensão do veículo.
Em nota enviada ao Meon, a empresa Uber informa que o aplicativo “continua operando normalmente na cidade”.
“A regulamentação existente em São José dos Campos cria, na verdade, outro sistema de táxis e ignora as novas tecnologias que podem servir a cidade”, diz trecho da nota enviada.
“Reforçamos nosso compromisso com o direito de escolha da população e com o direito dos motoristas parceiros de trabalhar”, conclui.
Veja o vídeo do momento em que os fiscais abordam o veículo:
Posts Relacionados

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs

‘Fitness Rosa’ expande ações preventivas ao câncer de mama

Polícia prende suspeito de matar homem com bloco de concreto em Taubaté
