Em 6 anos de Lei Seca, 257 motoristas são flagrados embriagados em S. José
Em 19 de junho de 2008, foi aprovada a lei que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por motoristas. De lá pra cá, após seis anos da Lei Seca, a Polícia Militar já flagrou 257 pessoas dirigindo bêbadas pelas ruas e avenidas de São José dos Campos.


São José dos Campos registra 257 ocorrências de motoristas embriagados em seis anos
Divulgação/PMSJC
Em 19 de junho de 2008, foi aprovada a lei que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por motoristas. De lá pra cá, após seis anos da Lei Seca, a Polícia Militar já flagrou 257 pessoas dirigindo bêbadas pelas ruas e avenidas de São José dos Campos.
Neste ano, de janeiro a maio, a PM registrou 11 flagrantes. Entre 2009 e 2013 foram 246 casos envolvendo motoristas embriagados -uma média de 49 por ano. Os dados estatísticos consideram apenas as ocorrências no perímetro urbano, não foram computados os flagrantes em rodovias estaduais e federais que passam por São José.
“A PM realiza rotineiramente Operações Direção Segura, cujo objetivo é a fiscalização e a orientação de condutores, também no que diz respeito ao crime de dirigir embriagado. Para tanto a PM utiliza etilômetros”, afirma Antero Alves Baraldo, responsável pela comunicação social do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior).
O motorista que é pego na Lei Seca fica sujeito à multa, suspensão da habilitação e até a prisão. Na sua primeira versão, o Código de Trânsito definia como crime conduzir veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas. Já em 2011 foi aprovada uma resolução que endureceu a legislação.
Desde então, passa a ser crime dirigir sobre o efeito de álcool em qualquer quantidade. Além disso, o motorista que se negar a fazer o teste pode ser enquadrado e punido a partir de depoimento de testemunhas, vídeos ou imagens. O valor da multa também aumentou de R$ 957,70 para R$ 1.915,40 (é dobrado em caso de reincidência em um ano).
“Além dessa fiscalização específica, todo e qualquer policial militar em serviço, nas 24 horas do dia, em qualquer uma das 39 cidades de nossa Região Metropolitana, durante o serviço de patrulhamento ou no atendimento de ocorrência, é orientado a estar sempre atento também nas questões relacionadas ao trânsito e agir, adotando as providências legais, quando constatar alguma irregularidade”, diz Antero.
Álcool x Pronto Socorro
Pesquisa feita pelo governo federal mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país havia ingerido bebida alcoólica. O estudo aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e a morte em decorrência do acidente.
Posts Relacionados

Chuvas em setembro aumenta em 30% o serviço de tapa-buracos

HM recebe classificação A+ da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba
