Professora de Lorena está entre os dez melhores educadores do Brasil
A professora Monique Lescura conquistou o prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 com um trabalho aplicado com os alunos do 8º ano na escola municipal CAIC de Lorena e ficou entre os dez melhores educadores do Brasil em 2014.


Professora de Lorena está entre os dez melhores educadores do Brasil
Divulgação/PML
A professora Monique Lescura conquistou o prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 com um trabalho aplicado com os alunos do 8º ano na escola municipal CAIC de Lorena e ficou entre os dez melhores educadores do Brasil em 2014.
Monique é professora de Geografia e desenvolveu o trabalho Desastre Natural: informar para prevenir, com 55 alunos durante o primeiro semestre deste ano. A turma estudou sobre catástrofes naturais, como se formam, a origem, motivos e prevenção.
Como parte do projeto, os alunos também visitaram a unidade do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cachoeira Paulista, e, após a conclusão do projeto, escreveram uma carta ao prefeito Fábio Marcondes (PSDB) apresentando causas e soluções para possíveis desastres naturais na cidade, como biológico (epidemias e infestação por insetos), climatológicos (secas, temperaturas extremas e incêndios) e meteorológicos (tempestades e enchentes).
“Ver que os alunos são capazes de identificar possíveis acidentes naturais é a demonstração de que o objetivo foi alcançado. Agora eles podem reconhecer um sinal de perigo e alertar quem estiver próximo, além de conscientizarem amigos e familiares sobre o nosso papel nessa prevenção”, afirma Monique.
O prêmio tem como meta identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular. Cerca de 3 mil professores participaram do evento, que acontece desde 1998.
Essa não é a primeira vez que a professora conquista uma boa posição no prêmio. Em 2013, Monique se classificou entre os 20 melhores professores do Brasil desenvolvendo o trabalho Gráficos revelam a radiografia do Brasil, com a turma do 7º ano, que, mais uma vez, acompanhou a professora na conquista deste ano.
Em 2012, o Inpe disponibilizou gratuitamente uma plataforma de computador que pode ser utilizada por prefeituras, instituições, entidades e empresas para monitorar, analisar e emitir alertas sobre risco de desastres naturais ou ambientais.
A plataforma é capaz de integrar, em tempo real, dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, disponíveis em qualquer servidor conectado à internet.
Posts Relacionados

Prefeitura libera túnel e viaduto das obras da Sebastião Gualberto nesta sexta (30) em São José

Carvalho Pinto e Ayrton Senna devem receber 612 mil veículos no feriado

Campanha “Demita um petista” ganha repercussão no Vale do Paraíba
