RMVale registra baixa adesão na vacina contra poliomielite
Campanha de vacinação acontece até está sexta-feira (13)


A campanha de vacinação contra poliomielite termina nesta sexta-feira (13) em todo o estado de São Paulo. A prorrogação aconteceu devido à baixa adesão da vacina. Apenas 1,1 milhão de crianças menores de cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil em território paulista. A meta é vacinar 95% do público alvo, o equivalente a 2,1 milhão de crianças. Até o presente momento, a cobertura vacinal é de 52,4%.
Em São José dos Campos, a Secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 7.745 crianças com uma cobertura de 22,23%. A meta é vacinar 34.847 crianças na faixa etária de 12 meses a 4 anos (95% das crianças até de 12 meses a 4 anos).
Na cidade de Jacareí, a cobertura vacinal atingiu 46%, com 7.497 doses aplicadas. A Secretaria de Saúde informou que a campanha não será estendida, mas quem procurar as unidades de saúde querendo se vacinar, será permitido.
Em Caraguatatuba, a campanha nacional contra poliomielite vacinou 3.192 crianças de um ano a até menores de cinco anos de idade, que representa 51,6% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, ou 6.179 crianças.
A Prefeitura ainda reforça que existem as vacinas penta, que imuniza as crianças contra difteria, tétano e coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B, e a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
Outras vacinas também são importantes para prevenir doenças, como varicela, rotavirose, febre amarela, doença pneumocócica, HPV (Papilomavírus Humano).
De acordo com a Secretaria de Saúde do governo do estado, assim como a campanha contra a pólio, a de multivacinação também está bem abaixo da meta. Desde 5 de outubro, quando teve início, cerca de 724,7 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem nos pontos para atualização da carteira vacinal. Destes, 344,9 mil tiveram vacinas aplicadas, representando 47,6% do público-alvo. Já na faixa de crianças com menos de um ano, o resultado é um pouco mais positivo. Das 377,6 mil que estiveram nesses serviços, mais de 265,6 mil foram vacinadas, o que representa 70,3% do total.
No GVE de Caraguatatuba, a cobertura é de 44,8% na faixa de 5 a 14 anos e 62,1% em crianças menores de um ano e. No GVE São José dos Campos a cobertura está em 52,2% e 58,3%, e no GVE Taubaté em 48,2% e 67,4% respectivamente (de 5 a 14 anos e menores de 1 ano).
Os pais ou responsáveis interessados em vacinar as crianças devem leva-as em um posto de saúde do município com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.
Posts Relacionados

Novo credenciamento vai reforçar equipes de enfermagem nas UBSs

‘Fitness Rosa’ expande ações preventivas ao câncer de mama

Polícia prende suspeito de matar homem com bloco de concreto em Taubaté
