RMVale

Arthur do Val renuncia ao mandato de deputado estadual na Alesp

Parlamentar afirma que decisão é prova de que “os deputados só querem tirá-lo das próximas eleições”

Escrito por Gabriel Campoy

20 ABR 2022 - 14H09 (Atualizada em 20 ABR 2022 - 19H19)

Divulgação / Alesp

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido), mais conhecido como “Mamãe Falei”, renunciou ao seu mandato na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (20).

Ele tomou a decisão depois que o Conselho de Ética da Alesp aprovou, por unanimidade, o processo que deve gerar sua cassação. A ação contra o parlamentar será mantida, mesmo com a renúncia. 

"Mamãe Falei" é alvo de 21 representações de parlamentares da Alesp, que pedem sua cassação por ter dito frases sexistas sobre mulheres refugiadas ucranianas em áudio vazado no início do mês passado.

De acordo com o agora ex-deputado, sua renúncia é uma forma de provar que “os deputados só querem tirá-lo das próximas eleições”.

“Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas, não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos”, disse Arthur por nota.

Entenda o caso

O deputado estadual Arthur do Val causou polêmica depois de áudios em que afirma que "as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres" terem vazado. 

Arthur fez as declarações enquanto estava de viagem pela Ucrânia, país em guerra contra a Rússia há mais de um mês. De acordo com o parlamentar, o objetivo de sua visita foi levar doações aos civis, que estariam em meio ao fogo cruzado, e mostrar todos os detalhes de um conflito armado de grandes proporções entre dois países.

Dias antes de chegar ao Brasil, começaram a "pipocar" nas redes sociais os áudios com a voz atribuída ao deputado, que continham uma série de afirmações de cunho machista. Em certo momento, Arthur, que confirmou ser o dono da voz, afirma que a beleza feminina naquele país é "maior do que qualquer fila de mulheres em qualquer balada top de São Paulo".

Assim que caíram nas redes, os áudios causaram revolta e diversas manifestações de personalidades públicas, do meio artístico e político, que condenaram as falas. Ao chegar no Brasil, ainda no aeroporto, do Val afirmou à imprensa que as falas foram "erradas e infelizes", mas que as teria dito num momento de "empolgação".

Deputados joseenses se manifestam

Os representantes da RMVale na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) também se pronunciaram em repúdio às mensagens vazadas do deputado Arthur do Val.

Leticia Aguiar (PP), deputada eleita por São José, afirmou que a “fala de Arthur ofendeu as mulheres do mundo todo”, e declarou que seria bom se o parlamentar “renunciasse ao cargo que exerce".

“Nós, mulheres de bem, jamais iremos aceitar palavras como essa. O deputado, que se diz conservador, um cara de direita, agir dessa maneira, com esses áudios vazados, envergonha a todos. Ele já voltou da Ucrânia e anunciou sua renúncia da candidatura ao Governo de São Paulo, mas seria ainda melhor se desistisse do seu cargo”, desabafou.

Outro representante, Sérgio Victor (Novo), de Taubaté, divulgou nos seus perfis oficiais nas redes nota de repúdio emitida pela bancada de seu partido na Alesp. Segundo a nota, “comentários como o de Arthur se tornam ainda mais graves quando ligados a questões humanitárias”. 

“A bancada do Novo em SP condena veemente o grave teor dos áudios do deputado Arthur do Val em sua viagem à Ucrânia. Deixamos aqui toda a nossa solidariedade e respeito às mulheres ofendidas, sobretudo as ucranianas, de forma repugnante e inaceitável. Comentários desse tipo se tornam ainda mais grave quando ligados a questões humanitárias. Não podemos nos silenciar e permitir que situações como essa se repitam”, diz o posicionamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.