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As cinco principais características de uma loja virtual confiável

Escrito por Meon

21 SET 2021 - 14H16

Divulgação/Pexels trabalho digital (Divulgação/Pexels)

As vendas pela internet aumentam a cada ano. Somente em 2020, 10 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez em uma loja virtual. Esse aumento expressivo acende um alerta dos especialistas em segurança na internet sobre a educação da população para identificar uma loja confiável.

Embora existam diversas tecnologias que são utilizadas nos e-commerces para garantir a segurança dos usuários, há ainda práticas realizadas por golpistas na internet que fazem vítimas todos os dias. A clonagem de páginas de lojas virtuais é uma dessas práticas que têm se tornado cada vez mais comum.

Felizmente, algumas ações podem ajudar a identificar quais lojas são confiáveis. O próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou uma campanha para alertar os consumidores sobre a proteção de dados na internet. O objetivo da campanha é instruir a população sobre os golpistas virtuais.

Aliado ao alerta do governo e de especialistas em segurança na internet, reunimos as cinco principais características de uma loja virtual confiável para que você possa comprar com segurança.

1. Reputação

Uma das características principais que evidenciam uma loja confiável é a sua boa reputação. Especialistas explicam que uma loja confiável é interessada em manter uma boa reputação, considerando que a satisfação dos clientes é muito importante para gerar vendas recorrentes.

Por exemplo, a Amazon é confiável e basta uma pesquisa no Google para descobrir que se trata do maior e-commerce do mundo.

Ao comprar em uma empresa tão grande, as dúvidas sobre confiabilidade são praticamente nulas. Em contrapartida, as lojas menores têm certa dificuldade para conquistar clientes, pois reputação não é algo que se constrói de um dia para outro.

2. Selos de confiabilidade

Lojas virtuais confiáveis recebem selos de segurança e avaliações de consumidores que garantem a confiabilidade de seus serviços. De acordo com especialistas, verificar se a loja virtual possui selos de segurança é um dos passos mais importantes ao comprar pela internet.

Essa é outra característica que faz a diferença entre comprar em uma loja confiável ou cair em uma prática de golpe virtual.

Os selos de segurança são dados aos sites a partir de análises feitas por outras empresas que garantem a confiabilidade da loja virtual. Entre os selos mais comuns estão o e-Bit, Certisign, Site Blindado, SiteLock, Certificado SSL, Reclame Aqui, ClearSale e Norton Secured.

3. Canais de atendimento

Quando um cliente está insatisfeito com a compra de determinado produto ou contratação de um serviço, ele tem o direito de recorrer à empresa por meio de seus canais de atendimento. É nesse momento que podemos perceber que lojas confiáveis mantêm seus canais de atendimento disponíveis ao cliente.

Quanto mais canais de atendimento uma loja oferece, isso significa que ela se importa em facilitar o acesso à comunicação para seu cliente. Logo, essa é uma característica que mostra que a loja é confiável.

4. Cadastro Nacional de Pessoa Física

Toda loja confiável e legalizada possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física). Esse importante registro emitido pela Receita Federal mostra que a loja é confiável e que está legalizada de acordo com as diretrizes empresariais para o setor.

Mais do que ter um CNPJ, também é importante que a empresa seja transparente com o consumidor e mantenha esse dado visível no site. Geralmente, o CNPJ da empresa é encontrado no rodapé do site ou ainda na página "quem somos" da loja virtual.

Ao identificar o CNPJ o consumidor ainda tem a possibilidade de consultar os dados da empresa, como endereço, telefone e até mesmo o ano de registro do CNPJ.

5. Dados protegidos

Por fim, os especialistas alertam os consumidores sobre a proteção de dados que é garantida por meio de certificados de segurança. Ao comprar em uma loja virtual o consumidor precisa cadastrar seus dados pessoais, endereço e até dados de pagamento, como cartão de crédito.

Se a loja virtual não possui um certificado que protege os dados dos usuários, isso significa que o consumidor pode ter seus dados expostos a qualquer momento. Portanto, a recomendação é de que o consumidor verifique no endereço eletrônico do site se aparece o termo "seguro" junto ao símbolo de cadeado. Isso indica que os dados do usuário não serão expostos.

Mesmo com todas essas medidas de segurança, é importante que o consumidor pesquise sobre a loja virtual em sites confiáveis e procure por avaliações de outros consumidores para finalmente comprar na loja. Essas práticas ajudam a minimizar os riscos de comprar em sites não confiáveis.

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