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Black Friday: confira os alertas do Procon para possíveis problemas com compras online

O que fazer em caso de arrependimento?

Escrito por Meon

01 DEZ 2020 - 12H05 (Atualizada em 01 DEZ 2020 - 12H15)

Reprodução/Canva

A época das promoções no varejo, a conhecida Black Friday, fez com que muitos, por conta da pandemia, optassem por fazer as compras online e, assim, fugir de possíveis aglomerações nas lojas físicas. Mas, muitas vezes, o consumidor realiza a compra e o pagamento, mas, quando recebe o produto, vem o arrependimento. O que fazer?

O Procon de Jacareí tem dicas importantes para ajudar o consumidor a exigir seus direitos, em caso de problemas após a realização da compra, como produto diferente do adquirido, defeito, vício de fabricação, entre outros.

“Listamos algumas recomendações com o objetivo de orientar o consumidor nas compras online, uma tendência que tem aumentado bastante em tempos de quarentena. No entanto, em caso de dúvidas ou dificuldades com a empresa, o consumidor deve procurar o Procon”, alerta a diretora do órgão, Amanda Máximo.

Confira as dicas

– Além de guardar anúncios, e-mails da operação, recibos de contratos, neste período de Black Friday e promoções-relâmpago, é indicado ao consumidor, para melhor se resguardar, salvar as telas com as ofertas, confirmações e transações financeiras realizadas.

– Caso compre pela internet e não receba o produto igual ao adquirido, com defeito ou vício, o consumidor tem direito ao arrependimento da compra e, desta forma, terá o prazo de sete dias, após o recebimento, para cancelar a compra sem qualquer cobrança.

– O arrependimento se aplica, ainda, em casos em que o consumidor, após realizar a compra fora do estabelecimento físico, antes de receber o item, no prazo de sete dias a contar da aquisição, cancelá-la, sem ônus ou juros.

– Mesmo em promoção, os produtos adquiridos têm garantia legal, sendo ela de 30 dias para bens não duráveis (ex: alimento) e de 90 dias para bens duráveis (ex: TV, celular, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, etc).

Procon de Jacareí

Av, Capitão Joaquim Pinheiro do Prado, 222 (antiga Rua Luiz Simon), Centro.

Atendimento ao consumidor: segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Retirada de senha até 16h. Telefone: (12) 3955-9130.

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