Caminhão derrama 100 litros de óleo diesel no mar em Ilhabela
Tanque de combustível furou em acidente na saída da balsa


Combustível teria sido retirado rapidamente do mar, diz Dersa
Divulgação/Dersa
Um caminhão da empresa Copagaz derramou 100 litros de combustível no mar em Ilhabela no momento que deixava a balsa atracada, ao fim da travessia, nesta quarta-feira (3), por volta das 10h.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que o motorista foi fazer uma manobra para sair da embarcação, quando bateu o veículo em com uma placa de aço que estava solta e furou o tanque de combustível, não conseguindo conter o derramamento.
“O óleo vazado foi contido no píer com barreiras de contenção providenciada pela Dersa e feita a absorção do produto. A Cetesb, acionada por volta das 10h30, acompanhou e monitorou toda a operação”, explicou a companhia por meio de nota.
De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), o incidente teria sido rapidamente controlado e que os serviços da travessia não foram interrompidos.
Empresa
A Copagaz, empresa responsável pelo transporte do combustível, declara que seus funcionários deram apoio as equipes que realizaram a contenção do óleo diesel derramado, além de seguiram com outras ações de preservação da área atingida.
“Ainda na manhã da quarta-feira (3), foram realizadas a contenção do combustível com pó de serra no flutuante de atracação, limpeza da estrutura da plataforma, barreira absorvente no mar e retirada do óleo das águas por meio de sucção”, diz em nota.
A empresa ainda aponta a Dersa como responsável pelo acidente, por ser a mantenedora da travessia São Sebastião/Ilhabela. “A Copagaz esclarece que o tanque de seu caminhão foi perfurado por uma placa metálica solta na rampa de saída da balsa. Por se tratar de uma área administrada pela Dersa, é de responsabilidade desta companhia a manutenção e os reparos na estrutura do local”.
Por fim, a Copagaz comunica que acionou a Cetesb e aguarda os laudos de análise do impacto ambiental para tomar novas medidas se necessário.
Posts Relacionados

Morre Cidinha Moraes, vocalista e cofundadora da banda católica Vida Reluz, aos 60 anos

Frente fria muda o tempo no Vale do Paraíba com chuva forte, ventos e queda de temperatura

