Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Campeão de Hipismo Rural oferece equoterapia grátis em São José

Em julho, após a renovação do convênio com a Secretária de Desenvolvimento Social de São José dos Campos, o Instituto de Equoterapia RicoViver volta a atender gratuitamente crianças, adultos e idosos em sua sede. O contrato da parceria havia vencido há dois meses.

Em um espaço montado às margens da SP-50 na Vila Cândida, região norte da cidade, o Campeão Brasileiro de Hipismo Rural 2013 Rico Basano montou há sete anos um espaço de equoterapia (terapia com cavalos) para atender a população carente.

"Sou atleta desde os 11 anos. Quando morei no exterior vi os benefícios da equoterapia e pensei: 'se já tenho os cavalos, por que não tentar?'. Fiz almoços e eventos para conseguir parceiros e verba, e deu certo. Treinava há 20 anos e tinha apenas um título. Depois do instituto, já fui campeão 17 vezes. Isso é um retorno da vida, é muito gratificante", vibra Basano.

Tratamento e infraestrutura 
Durante as sessões de equoterapia, pacientes têm contato direto com os cavalos, montam, cavalgam e brincam com o animal. A iniciativa visa, por meio do contato e da prática do hipismo, melhorar a postura, o equilíbrio, a autoestima, além de promover inserção social.

"É um programa multidisciplinar, um processo que envolve fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, pois a proposta é ajudar em muitos aspectos", detalha o cavaleiro e coordenador da equipe.

No RicoViver, seis cavalos e dois pôneis são usados para auxiliar no tratamento de pessoas de todas as idades, com diversos tipos de patologias. "São mais de 50 doenças diferentes. Atendemos pacientes com autismo, alzheimer e deficiência física, além de cadeirantes", completa.

"São muitos os benefícios e a melhora é visível. Você vê uma criança autista concentrada na atividade ou uma criança que nunca andou, estimulada pela equoterapia, dar quatro passos. Eu vi isso e foi incrível", lembra o campeão.

Atualmente a unidade em São José atende 25 pacientes por mês, mas Basano quer, até o final do ano, ampliar o acesso ao serviço com uma nova unidade joseense e assim chegar ao total de 40 atendimentos gratuitos. A organização também mantém centros de equoterapia em Cruzeiro e Limeira.

Solidariedade
Para conseguir manter o serviço grátis, o atleta conta com o apoio de empresas e prefeituras.

Em 19 de julho, o Grupo Conexão -franquiados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) na RMVale- vai promover, ao lado da Cop Centro e Sorveteria Napoli, evento beneficente em prol do Instituto RicoViver.

A 3ª Feijoada Conexão Solidária acontece na pizzaria Golden Grill (av. Cassiano Ricardo, s/nº, próximo ao Aquarius Center, Aquarius), a partir das 13h. O convite custa R$ 45 e pode ser comprado nas unidades da Conexão FGV em São José dos Campos e Taubaté.

Outras informações pelo telefone (12) 3924-8524 ou pelo e-mail bruna@conexao.com.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.