Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 03 SET 2020 - 15H12

Caraguatatuba e São Sebastião solicitam reforço estadual para ações de prevenção à Covid-19 no fim de semana prolongado

Só São Sebastião tem a expectativa de receber mais de 60 mil turistas no próximo fim de semana

Divulgação/PMSS
Divulgação/PMSS
São Sebastião terá barreira sanitária na sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6)


As Prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba solicitaram ao governo estadual, reforço para a realização de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 no próximo fim de semana, que será prolongado pelo feriado de 7 de setembro celebrado na segunda-feira.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, encaminhou um ofício ao governador João Doria, onde pede reforço das polícias Militar e Civil, além da Vigilância Sanitária. “Caraguatatuba tem apresentado elevadas temperaturas durante o inverno e, como consequência, vem atraindo turistas das mais diversas regiões do país. Por isso, as autoridades municipais preveem uma intensa movimentação de pessoas no feriado da Independência”, relatou.

No ofício, o prefeito pontua que apesar dos esforços, a cidade continua registrando um número significativo de pessoas infectadas e que a quantidade de leitos no Litoral Norte é reduzida. 

Entre as estratégias de ação propostas para o feriado prolongado em Caraguá, estão a intensificação da fiscalização nas praias para sol e banho, barreiras sanitárias e fiscalização para evitar descida de transportes clandestinos de turismo, intensificação da força-tarefa para o cumprimento de horários de bares, restaurantes, quiosques e feiras livres, com o objetivo de evitar aglomerações e reforço da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial.

São Sebastião também prepara uma operação de bloqueios sanitários para o fim de semana prolongado. Os bloqueios serão realizados no Jaraguá e Canto do Mar – bairros da Costa Norte do município e divisa com Caraguatatuba, e em Boraceia, bairro da Costa Sul, divisa com a cidade de Bertioga. Eles acontecerão na sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6), das 9h às 17h.

Os condutores e ocupantes dos veículos terão a temperatura corporal medida e responderão um breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos serão desinfetados com hipoclorito de sódio.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, solicitou ao governo estadual reforço do policiamento rodoviário para auxílio nas ações de bloqueio sanitário. De acordo com o prefeito, a expectativa é que mais de 60 mil turistas se dirijam à cidade. Sendo praticamente impossível que as Forças de Segurança do município consigam fazer todas as ações de bloqueio educativo.

A Prefeitura de Ubatuba informou que no fim de semana prolongado vai ter fiscalização de postura pelos funcionários da Fazenda e da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, a Vigilância em Saúde vai trabalhar junto com a fiscalização. Não serão feitas barreiras sanitárias na cidade. O prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato, enviou um ofício ao estado solicitando reforço policial. 

O Governo do Estado de São Paulo confirmou que vai apoiar as estâncias turísticas, inclusive municípios do litoral, em ações no feriado da Independência


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.