O governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, o “Plano São Paulo” que regerá a reabertura gradual dos setores produtivos após o término desta etapa da quarentena, válida até 10 de maio.
As autorizações para o funcionamento do comércio vão depender da situação específica de cada cidade ou região do estado. No entanto, não foram detalhados os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar em 11 de maio.
Com isso, cidades do litoral norte do Estado de São Paulo começam estudar formas de flexibilizar o comércio e retomar a economia.
Destaque para o arquipélago de Ilhabela. A prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, divulgou, na noite de quarta-feira (23), o decreto para a reabertura do comércio na cidade. O documento permite a atuação de diversos setores, com restrição de horários.
Apesar da reabertura, a prefeitura segue realizando o controle na travessia de balsa e manteve suspenso o serviço de hotelaria.
No documento, a prefeitura justifica a decisão com o controle de casos na cidade. Ilhabela tem três casos confirmados da doença.
A gestão dividiu os comércios em quatro grupos com regras. Com isso, podem funcionar de portas abertas, serviços como supermercados, petshops e floriculturas; já o segundo grupo pode funcionar de portas semiabertas, com barreira para limitação de pessoas e inclui lojas de roupas, sapatos e artesanato; o terceiro permite atendimento com horário marcado, mas com portas fechadas. O grupo inclui salões e espaços de beleza; por fim, bares, restaurantes e similares estão autorizados, mas apenas com atendimento por drive-thru.
Como regra, a prefeitura pede que funcionários usem máscaras e que o comércio disponibilize também aos clientes. No caso dos locais com drive-thru e portas semiabertas, o comerciante deve fazer o controle das filas e garantir que não haja aglomeração.
São Sebastião
Na cidade vizinha, São Sebastião, a flexibilização também é estudada pela prefeitura.
O prefeito Felipe Augusto reuniu microempresários, por videoconferência, para estudar alternativas para uma maior flexibilização do comércio, e que, segundo ele, não comprometa os esforços de enfrentamento ao coronavírus.
Na reunião, pequenos e médios empresários do município, de vários segmentos, como vestuário, calçados, bolsas, além de ramos de academia e esportes, trataram de diversas propostas a possibilidade de uma flexibilização no comércio de modo gradual.
Ficou acordado que esses empresários apresentariam planos de ação, higienização e desinfecção para uma nova rotina de trabalho.
Tudo passará pelo crivo da comissão técnica, que ainda terá avaliação do Ministério Público.
Caraguatatuba
Questionada pela reportagem do Portal Meon, a prefeitura de Caraguatatuba informou que a cidade vem seguindo o decreto estadual que prevê o isolamento social até 10 de maio, bem como as restrições às atividades econômicas.
Em função do anúncio de possível flexibilização a partir de 11 de maio, de acordo com a administração, o prefeito Aguilar Junior se antecipou e está promovendo reuniões com diversas entidades de classes para montar o Plano de Ação da retomada econômica na cidade.
Reuniões já foram realizadas com a Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas, Representante de Marinas, Conselho de Pastores e Igrejas Católicas.
Segundo a prefeitura, a ideia é apresentar uma proposta de flexibilização após 11 de maio, mas sempre levando-se em conta os dados científicos e de estrutura da saúde para enfrentamento da Covid-19.
“Além disso, tratativas estão sendo feitas com o Sebrae e a Fiesp para oferecer cursos e linhas de crédito para os empresários da cidade. Caraguatatuba foi pioneira no Estado no lançamento do ‘Programa Enfrente - Maratona Digital do Sebrae/SP’. Nesta quinta-feira (23), foi realizado workshop online e gratuito com palestras ao longo do dia com foco em crédito, venda, renegociação, finanças e benefícios para que empresários e empreendedores locais possam enfrentar a crise provocada pelo Covid-19”, diz a nota.
Ubatuba
Nossa reportagem questionou a prefeitura de Ubatuba para saber quais são as medidas adotadas pela administração para a flexibilização do comércio.
Porém, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos respostas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.