Comerciantes de São José dos Campos realizarão uma carreata pela volta do comércio na tarde desta terça-feira (12). A manifestação foi organizada por um grupo de aproximadamente 300 empresários que defendem o isolamento seletivo proposta pelo prefeito Felicio Ramuth (PSDB). A medida propõe a reabertura gradual das atividades econômicas na cidade com regras de funcionamento específicas para cada setor.
Na terça-feira passada (5 de maio), o vereador Lino Bispo (PL) protocolou um novo pedido ao Governo do Estado solicitando a “retomada gradativa das atividades e redução controlada da quarentena”. De acordo com o vereador, diversos lojistas o procuraram para relatar os impactos econômicos da crise causada pela pandemia coronavírus. Ele reuniu os empresários em um grupo que decidiu organizar a carreata.
“Desde o principio tenho conversado com muitos comerciantes e abracei a causa deles. Tinha um comerciante reclamando aqui, outro ali, então falei para nos organizarmos. Criamos um grupo com mais de 300 comerciantes e nossa primeira ação é essa carreata”, disse Lino.
Tiago Mendes, 37 anos, diretor de compras da Valuti Calçados, também participa do movimento e conta que a rede de lojas teve uma queda de 80% nas vendas durante a quarentena. Ao todo, a Valuti tem 120 funcionários – 70% teve o contrato suspenso e 30% está trabalhando com carga horária reduzida.
O empresário diz ainda que o apoio disponibilizado pelo Governo auxilia apenas com a folha de pagamento dos funcionários. Para as outras despesas, as empresas não receberam ajuda.
“Tivemos uma parada muito brusca e repentina de nossas atividades, onde isso impactou, entre venda e recebimento de crediário, na casa de 80% a menos. [...]A princípio queremos agendar uma audiência com nosso prefeito para discutirmos com ele a necessidade do nosso comércio varejista”, afirma.
A carreata está prevista para acontecer às 15h com ponto de início na prefeitura. Tiago Mendes destaca ainda que a manifestação deve ser pacífica, sem cunho político e seguirá medidas de prevenção ao coronavírus com o uso de máscaras e não aglomeração de pessoas, ou seja, os participantes devem seguir o ato dentro dos carros a todo momento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.