A corrida eleitoral em São José dos Campos começa a ganhar forma com a possibilidade de 12 candidatos à prefeitura. As eleições municipais, agora confirmadas para 15 de novembro (1º turno), se aproximam, mas os partidos políticos ainda têm tempo para definirem os seus pré-candidatos a prefeito.
As convenções partidárias, que são as reuniões de cada partido político com seus respectivos filiados para determinarem candidatos e formarem coligações, acontecem entre 31 de agosto e 16 de setembro, já o registro de candidaturas dos pré-candidatos vai até o dia 26 de setembro, no entanto, vários nomes já começaram a ser apresentados.
Até o fim do prazo para o registro de candidaturas o cenário pode mudar, tanto a desistência, quanto novos nomes podem aparecer. Veja, agora, a lista atualizada de pré-candidatos à prefeitura de São José dos Campos em ordem alfabética.
Coronel Nikoluk (PL)
Eliane Nikoluk, 50 anos, nasceu em São Paulo. Seguindo o caminho de seu pai, decidiu-se pela carreira na Polícia Militar. Iniciando ainda na zona Leste de SP, trabalhou no Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), serviu na Casa Militar e na Defesa Civil do Estado.
A Coronel, que hoje é mãe de duas filhas, veio para a RMVale em 2004, buscando conciliar a vida profissional com a maternidade. Doutora em Segurança Pública e especialista em Gestão Pública, em 2014, Nikoluk assumiu o comando da Polícia Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, aposentando-se em 2018.
Em sua experiência política, Coronel Nikoluk foi candidata à vice-governadora do Estado de São Paulo na chapa de Márcio França, em 2018. Em seguida, ocupou o cargo de Secretária de Segurança e Defesa do Cidadão no município de Jacareí.
Dr. Cury (PSB)
Representando o PSB de São José dos Campos, Constantino Cury, 55 anos, também é pré-candidato à prefeitura. Médico cardiologista formado pela UNITAU, com residência em cardiologia pelo Hospital do Coração de São Paulo, Dr.Cury também possui formação em Direito pela Unip e pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela FGV.
Em sua vida política foi candidato a governador em 1998, pelo extinto Prona. No ano de 2000 concorreu a vereador da cidade de São Paulo, pelo antigo PHS, partido pelo qual também concorreu ao cargo de senador no ano de 2006. O PHS foi incorporado ao Podemos em 2019.
Felicio Ramuth (PSDB)
Atual prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, 51 anos, tentará a reeleição em São José dos Campos.
Eleito com 219.511 votos nas eleições de outubro de 2016 (62,2% dos votos válidos), venceu a oposição nas urnas logo em sua primeira candidatura.
Felicio saiu de São Paulo e mudou-se para São José dos Campos com 17 anos, para assumir um pequeno comércio da família, iniciando sua carreira como empreendedor. Hoje, o político é empresário, formado em Administração com MBA em Gestão Pública pela FGV.
Em sua experiência política antes de assumir a prefeitura, Felicio trabalhou como presidente da Urbam (Urbanizadora Municipal), e também foi Secretário de Transportes e Assessor de Planejamento e Comunicação nos governos de Emanuel Fernandes e Eduardo Cury em São José dos Campos.
João Bosco (PCdoB)
João Bosco, 70 anos, é o nome escolhido para representar o PCdoB. Nascido em Cruzeiro, João Bosco veio para São José dos Campos com 18 anos para estudar Economia na Univap. Durante o período, fez parte da militância em oposição ao regime militar e foi dirigente estudantil do Diretório Acadêmico Campo Sales (Dacs).
Somando à sua experiência política, o pré-candidato foi vereador em São José dos Campos por 20 anos, entre os anos de 1977 e 1996, contabilizando, também, 38 anos de serviço público na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
João Bosco participou do congresso de fundação e foi presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), além de ser fundador e ativista do Movimento Sócio-Cultural da Comunidade Negra de São José dos Campos, nas décadas de 1980 e 1990. Também foi um dos fundadores e dirigente da Frenapo (Frente Negra para Ação Política de Oposição), e militante da Unegro (União dos Negros pela Igualdade Racial).
Letícia Aguiar (PSL)
Letícia Aguiar, 40 anos, nasceu em São José dos Campos, filha de imigrantes nordestinos que se estabeleceram na cidade.
Durante 11 anos se dedicou à área de comunicação, trabalhando com publicidade em uma agência. Também foi voluntária da Pastoral da Comunicação na Igreja Católica.
Começou sua vida pública em 2016 como candidata à vereadora, recebendo 2.816 votos. Em 2018, filiada ao PSL, candidatou-se ao cargo de deputada estadual, sendo eleita com 60.909 votos, posição que ocupa até hoje.
Luiz Carlos (PTC)
Luiz Carlos de Oliveira, 71 anos, é representante do Partido Trabalhista Cristão (PTC).
Nascido em Sertãozinho-SP, Luiz Carlos mora em São José dos Campos desde a infância. Estudou na Univap e é formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas.
Profissionalmente, Luiz Carlos integra a mesa provedora da Santa Casa há quase 30 anos.
Marina Sassi (PSOL)
Marina Sassi, 31 anos, nasceu na cidade de São Paulo, mudando-se para São José dos Campos em 2012 para trabalhar. Mãe da pequena Elis, trabalha na Embraer como eletricista montadora há 7 anos e é Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
Iniciou seu ativismo ainda na juventude, participando de grêmio estudantil e da luta pelo passe livre. Iniciou sua vida profissional aos 15 anos em uma fábrica de cerâmica e há 11 anos está na área metalúrgica.
Em 2018, Marina foi uma das lideranças feministas que ajudou na construção dos protestos do #EleNão, em São José dos Campos. Marina é vegetariana, contra a violência aos animais e busca reduzir os impactos danosos causados pelas grandes empresas ao meio ambiente. Em sua trajetória, também combate o racismo e a violência contra LGBT's.
Professor Agliberto (NOVO)
Agliberto Chagas, 52 anos, nasceu na região amazônica, em Porto Velho-RO. Mudou-se para São José dos Campos com 11 anos na companhia da mãe e da irmã. Começou a trabalhar cedo, como feirante e fazendo estágio em banco, mas logo decidiu se dedicar à educação. Casado há 25 anos, tem 5 filhos.
Agliberto formou-se em Ciências Sociais, dando aulas em escolas de ensino médio e superior. Com especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP, Agliberto é Cientista Social e professor de Inovação e Empreendedorismo na FATEC de São José dos Campos.
O pré-candidato também atuou na concepção do CECOMPI (Centro Para a Competitividade e Inovação), responsável pela idealização e implantação do Parque Tecnológico de São José dos Campos, da Incubadora de Negócios e do Brazilian Aerospace Cluster. Passou pela criação e implantação do IEF, o Instituto Empreendedor do Futuro, que ensina, motiva e ajuda a custear o desenvolvimento de jovens carentes e talentosos, além da idealização de projetos como o Banco do Empreendedor Joseense, que auxilia financeiramente pequenos empreendedores.
Foi líder do Núcleo do NOVO em São José dos Campos, de onde coordenou a expansão do partido no Vale do Paraíba. Em 2018 foi candidato a Deputado Federal pelo NOVO, obtendo 24.252 votos.
Raquel de Paula (PSTU)
Raquel de Paula, 46 anos, é natural de Três Pontas-MG, mãe de dois filhos. Moradora da zona sul de São José dos Campos desde que chegou na cidade, em 2007, trabalha junto à periferia.
Militante do PSTU, há 20 anos trabalhadora dos Correios, é vice-presidente do sindicato da categoria na região, o Sintect-VP. Atuante nos movimentos de mulheres, de negros e negras, em defesa da população pobre e contra todo tipo de preconceito.
Será a quinta vez que disputa um cargo eletivo.
Renata Paiva (PSD)
Renata Paiva, 59 anos, é natural de Taubaté. Formada em Direito e com experiência empresarial no setor imobiliário, é também a atual presidente do PSD, além de ser a aposta do partido para concorrer à prefeitura de São José dos Campos.
A pré-candidata está licenciada de seu cargo de vereadora na Câmara Municipal de São José dos Campos para cuidar de sua agenda política rumo às eleições de novembro. Nestes anos recentes de sua vida política trabalhou com foco na defesa de causas sociais, projetos ambientais, valores familiares e princípios cristãos.
Na liderança do partido, Renata vem desenvolvendo o protagonismo da mulher na política, além da capacitação de possíveis candidatos por meio de cursos de formação política.
Shakespeare (Republicanos)
Shakespeare Carvalho, 40 anos, além de ser pré-candidato à prefeitura pelo partido Republicanos, também é o atual presidente do partido.
Com formação em Direito e Gestão Pública, Shakespeare é Empreendedor Social. Foi eleito vereador de São José dos Campos, recebendo 7.856 votos, sendo o parlamentar mais novo da 16ª legislatura, entre os anos de 2013 e 2016.
No biênio de 2015 e 2016, assumiu a presidência da Câmara, sendo a primeira vez na história da cidade que um vereador de primeiro mandato assume a presidência.
Possui 10 anos de experiência política, trabalhando como assessor parlamentar de deputados estaduais e federais.
Wagner Balieiro (PT)
Wagner Balieiro, 42 anos, é natural de São José dos Campos. Filiou-se ao PT quando ainda tinha 16 anos, e dois anos depois assumiu a presidência da Sacobram (Sociedade Amigos de Bairro da Vila Tesouro e Região) ocupando o cargo até o ano de 2001.
Wagner passou no concurso público da Eletropaulo, onde foi ‘cipeiro’ e integrante do Sinergia (sindicato pró-CUT). Nesse período, estudou engenharia elétrica na Univap, participando do movimento estudantil e ocupando a presidência do DCE (Diretório do Centro Acadêmico).
Em 2004, candidatou-se pela primeira vez a vereador, quando obteve 3.618 votos. Quatro anos depois, foi reeleito, com 6.938 votos. Em 2012, foi o candidato a vereador mais votado na cidade, com 9.420 votos. Nas quatro eleições (em 2016, conquistou o quarto mandato), Wagner foi o vereador mais votado do seu partido, sendo o presidente do PT nos anos de 2011 e 2012.
O político também atuou na prefeitura entre 2013 e 2014, quando ocupou os cargos de Secretário de Transportes e de Governo. Nas Eleições de 2018 foi candidato a deputado estadual em São Paulo, também pelo PT, obtendo 32.740 votos (0,16% dos votos válidos), não sendo suficiente para ser eleito.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.