A Defesa Civil de São Paulo informou nesta terça-feira(3), que está monitorando um incêndio de grandes proporções em uma área de difícil acesso no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Segundo o órgão, a localização das chamas dificulta as ações de combate por parte do Corpo de Bombeiros.
O incêndio teve início por volta das 23h do último domingo, conforme comunicado pela Defesa Civil de Cunha. A área afetada é estimada em cerca de 20 hectares, equivalente a 28 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ainda não forneceu atualizações sobre o combate ao fogo.
No domingo, a Fundação Florestal, responsável pelo Parque Estadual da Serra do Mar, já havia fechado o núcleo de Cunha devido aos riscos elevados de incêndios florestais. A Defesa Civil de São Paulo atualmente monitora nove focos de incêndio em todo o estado. Cunha é o único local com foco na região da RMVale.
Aumento de queimadas
O número de queimadas registradas em 2024 na RMVale já é superior aos números totais de 2023 e 2022, segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mês de agosto é o com maior registros neste ano. De acordo com os números, 2024 já tem 133 queimadas, contra 96 no ano passado e 104 no ano retrasado inteiros.
Outro dado que chama atenção é que o aumento deste ano é puxado justamente por agosto, que teve 64 (quase metade) dos registros totais de 2024. O mês concentrou muitos incêndios em todo o interior de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.